Adiantada através de teasers e projeções nas últimas semanas, a inédita minivan que a Volvo lançará no mês que vem acaba de ser descoberta na China. Imagens oriundas do Ministério da Indústria e Tecnologia do país vazaram e adiantam ao público como será o design da aguardada EM90. O lançamento oficial acontecerá no próximo dia 12 de novembro.
Na dianteira, o destaque ficará por conta do alinhamento aos lançamentos mais recentes da Volvo, especialmente os SUVs EX90 e EX30. O esquema de LEDs dos faróis e para-choque refletirá a mais nova identidade da marca, enquanto a traseira terá lanternas em formato de T deitado com chamativa assinatura luminosa. Além disso, teasers já adiantaram que o logotipo da Volvo terá iluminação própria.
De acordo com os documentos do registro, a EM90 possui 5.209 milímetros de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, além do enorme entre-eixos de 3.205 mm. Ou seja são exatamente as mesmas medidas da Zeekr 009 - modelo já vendido na China e que, tal qual a Volvo, é de uma marca do grupo Geely.
A 009 é vendida com bancos nas configurações 2+2+2 ou 2+2 e pesa 2.830 quilos. Já a EM90, pelo menos inicialmente, será comercializada apenas com o primeiro arranjo.
Mecanicamente, os documentos do ministérios chinês revelam que a minivan terá motor elétrico traseiro único e potência de 272 cv. A capacidade da bateria e a autonomia ainda são desconhecidas. Para efeito de comparação, a Zeekr 009 tem versões com motores duplos, 534 cv de potência, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e alcance de 822 quilômetros no ciclo chinês CLTC.
O lançamento acontecerá inicialmente na China, onde o mercado de minivans do tipo é bastante promissor. Outras marcas de luxo ocidentais, como Lexus e Buick, já contam representação própria no segmento através dos modelos ML e GL8, respectivamente.
Fonte: MIIT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência