Anteriormente conhecido como Tokyo Motor Show (Salão do Automóvel de Tóquio), o Japan Mobility Show de 2023 será palco de algumas estreias notáveis, já que as montadoras originárias de lá estarão presentes para exibir conceitos interessantes.

Perto do final de setembro, a Mitsubishi confirmou que participaria do evento rebatizado com um veículo para uso aventureiro, sem fornecer detalhes sobre o carro. Um novo teaser divulgado acrescenta peças ao quebra-cabeça, pois descobrimos que ele tem tração nas quatro rodas e pneus para todos os tipos de terreno.

Mitsubishi concept teaser

O conceito, ainda sem nome, combinará um crossover voltado para o off-road com a utilidade proporcionada por um veículo multiuso, como uma van e uma minivan. De forma confusa, o site  Mitsubishi usa os termos "eletrificado" e "elétrico" para descrever o trem de força, portanto, teremos que esperar até a revelação para descobrir se é um híbrido ou um veículo elétrico puro. Enquanto isso, fomos informados de que o novo veículo tem capacidade de ir a qualquer lugar e oferece uma "cabine muito espaçosa".

Embora o teaser inicial fosse uma prévia da dianteira do conceito, a última imagem oficial é mais reveladora, pois podemos ver uma boa parte da traseira e da seção superior do perfil. No mundo automotivo atual, dominado por crossovers e SUVs curvilíneos, o novo veículo da Mitsubishi é uma mudança mais que bem-vinda.

O conceito tem uma carroceria alta e retilínea, além de grandes janelas. As lanternas traseiras são em forma de T e ecoam a assinatura luminosa da dianteira, vista no primeiro teaser. É difícil não notar a enorme caixa de carga no teto, as câmeras em vez de espelhos laterais e a ausência de maçanetas nas portas. A Mitsubishi não é estranha à fusão de crossovers e minivans, já que o Xpander Cross vendido em mercados selecionados também tenta fazer as duas coisas. O mais popular é o Delica D:5, e talvez esse conceito seja uma prévia do modelo da próxima geração.

Mitsubishi electric buggy

No Brasil, o mais próximo que chegamos deste tipo de van foi quando a a Mitsubishi ofereceu a L300 por aqui em quantidades limitadas. Esse novo conceito que será apresentado no salão japonês tem tudo para ser apenas um conceito e a Mitsubishi diz que ele exibirá pneus de grande diâmetro e modos de condução selecionáveis.

Essa não será a única estreia da Mitsubishi por lá, pois ela será acompanhada pela nova Triton, com a picape comemorando sua estreia no Japão ao lado da variante com especificações de rali. Esses modelos dividirão os holofotes com uma Delica D:5 usada no Rally Cross Country da Ásia de 2023, bem como um quadriciclo elétrico (foto acima) que serve como um veículo de mobilidade todo-terreno para curtos trajetos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com