Após pelo menos cinco anos de comercialização em diversos países da América Latina, o Renault Kangoo produzido na Argentina finalmente chegará ao Brasil. Montado na fábrica de Córdoba, o multiuso foi lançado em 2018 para subsitituir o modelo anterior que já acumulava quase 20 anos de mercado. Difere do Kangoo original vendido em países da Europa e, na prática, é um adaptação do Dacia Dokker romeno.
O lançamento no Brasil foi confirmado por Diego Paolini, director industrial da fábrica de Córdoba. Segundo o executivo, os trabalhos já estão sendo realizados e envolvem algumas adaptações técnicas, tendo em vista as exigências da legislação brasileira quanto aos índices de poluição. Paolini não falou em datas, mas deu a entender que o multiuso aportará por aqui em breve.
Atualmente, o Kangoo produzido na Argentina é vendidos em países como Colômbia, México e nações do norte da África, como Argélia. Na comparação com o Dacia Dokker, o modelo conta com grade, para-choque e capô exclusivos em alinhamento à identidade da Renault.
Com atuação de mercado dupla, é vendido tanto em versões comerciais quanto para passageiros. No primeiro caso, o destaque fica por conta da ampla área para carga, mas o visual é bem simples. No segundo, chama atenção a estética mais atrativa, com direito até a versão aventureira (como a configuração Stepway, pintado na cor laranja).
Duas opções de motorização serão oferecidas: 1.6 a gasolina de 114 cv e 15,9 kgfm de torque, e 1.5 diesel de 89 cv e 22,4 kgfm de força. No primeiro caso, a marca garante aceleração de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, máxima de 166 km/h e consumo médio de 13,1 km/l. No segundo, os números são de 14,1 segundos, 159 km/h e 20,4 km/l, respectivamente. Em ambos o câmbio é sempre manual de 5 marchas.
No Brasil, apenas o motor 1.6 (que aqui será flex) será oferecido. A Renault provavelmente apostará na oferta de versões comerciais, posicionando o Kangoo como rival do Fiat Fiorino.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault inicia exportação e lançará novo Kangoo no Brasil em junho
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Flagra: Renault Kangoo 2020 é pego em testes pela primeira vez
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Latin NCAP: Toyota RAV4 gabarita e Renault Kangoo fica na média