A Hyundai do Brasil celebra importante feito histórico alcançado nesta semana: a produção de 2 milhões de veículos na fábrica de Piracicaba (SP). Inaugurada em 20 de setembro de 2012, com a montagem da família HB20 de primeira geração, a unidade é o principal polo produtivo da marca na América Latina.
O primeiro 1 milhão foi alcançado em 2018, cerca de 5 anos e 10 meses após o início das operações. Já a marca de agora, de 2 milhões, é registrada 11 anos e 20 dias depois da inauguração. O feito foi simbolizado com a produção de unidade do SUV Creta, configurado na versão Ultimate 2.0 e pintado na cor Prata Brisk. Segundo a Hyundai, o modelo será usado em ações comemorativas ao longo do mês.
Do volume total produzido desde 2012, os modelos da família HB20 representam 1 milhão e 600 mil unidades. Já a linha Creta, produzida nacionalmente desde 2017, soma 400 mil unidades. O mercado brasileiro é o principal destino do volume produzido, tendo absorvido 1 milhão e 940 mil unidades, ou seja, 97% da produção total. Já para exportação, principalmente países como Argentina, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai, a Hyundai enviou cerca de 60 mil veículos (3%).
Ao todo, Piracicaba produz aproximadamente 42 veículos por hora e testa dinamicamente 100% das unidades fabricadas. Os testes são realizados em pista que simula 14 tipos diferentes de solo. O complexo fabril é composto também por um centro de pesquisa e desenvolvimento (inaugurado em 2015) e uma fábrica de motores (em operação desde o ano passado).
A planta tem capacidade instalada para produzir 210 mil unidades ao ano, operando em três turnos. Segundo a Hyundai, a utilização média das instalações industriais tem ficado acima de 95% ao longo desses 11 anos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: sem carros em promoção de Black Friday, marca foca no pós-venda
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Hyundai traz Tucson de volta por R$ 189.990 com uma diferença
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil