Está em alta entre clientes com alto poder aquisitivo a adoção do conceito chamado de luxo silencioso. Na prática, buscam produtos de alta qualidade mas que não ostentem exageradamente diretamente uma marca. Ou seja, estão procurando discrição. Não que a Honda esteja escondendo o seu emblema, mas parece ter adotado essa receita com a nova geração do Honda Accord, que acaba de chegar ao Brasil.
Toda a qualidade de construção de um Honda foi aprimorada no novo Accord 2024. O mesmo vale para seu conjunto híbrido, com mudanças que o deixaram mais potente e eficiente. O seu visual adota um estilo moderno, porém mais comportado e discreto do que o antecessor. Em versão única, o novo Accord Híbrido 2024 tem preço tabelado R$ 324.900, mas será que vale a pena?
Nova frente do Honda Accord Advanced Hybrid 2024
O Accord chega à sua 11ª geração apostando em refinamento e tecnologia. O destaque é o sistema híbrido que combina 3 motores chamado de e:HEV. Aprimorado, entrega potência máxima do motor elétrico de tração de 184 cv, a mesma da geração anterior, mas com um leve incremento no torque para 34,1 kgfm (contra 32,1 kgfm). O motor à combustão abastecido somente a gasolina é um 2.0 16V de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, VTC e, agora, com injeção direta de gasolina, e entrega 19,2 kgfm a 4.500 rpm e 146 cv a 6.100 rpm de potência.
Conjunto e:HEV do novo Accord 2024
O funcionamento deste conjunto tem como diferencial o uso do motor elétrico propulsor na maior parte do tempo para tracionar as rodas, que acontece até cerca de 100 km/h. Ao passar dessa velocidade, o sistema alterna a propulsão das rodas para o motor 2.0 que atua em marcha única, como se fosse uma 7ª marcha fixa e em nenhum momento os dois motores trabalham em conjunto para tracionar o veículo. O objetivo é extrair o máximo do motor elétrico em sua melhor faixa de atuação (até 100 km/h) e o mesmo para o motor a combustão, com uma baixa rotação.
Emblema e:HEV na tampa do porta-malas
O terceiro motor é um elétrico que atua apenas como gerador. Quando o carro está em baixa velocidade, o motor 2.0 trabalha apenas para girar o motor elétrico gerador, enviando assim energia para a bateria que, consequentemente, envia para o motor elétrico propulsor. O mais curioso é que a Honda, por meio de controles eletrônicos, simula o aumento de giro do motor e até a troca de marcha (que são inexistentes neste carro). Ou seja, quando você pisa forte no acelerador, você ouve o ronco do motor 2.0 como se ele estivesse impulsionando o carro, mas quem faz isso é o motor elétrico.
Lateral do Accord Advanced Hybrid 2024
O design externo do Accord Advanced Hybrid ostenta traços mais limpos, sem grandes vincos marcantes. Na frente, o capô longo e baixo harmoniza com a silhueta elegante característica do modelo, agora ainda mais inspirada em um cupê. A Honda destacou que o processo de produção também foi aprimorado, gerando gaps entre as partes ainda mais padronizados e de menor tamanho, como no capô que teve a distância entre as peças reduzidas de 3 para 2 mm.
Em relação às dimensões, o novo Accord mudou apenas no comprimento que cresceu para 4.97 m de comprimento (+67 mm) e na altura de 1,45 m (-1 mm), mantendo os 2,83 m de entre-eixos e a largura de 1,86 m.
Traseira do Honda Accord Advanced Hybrid 2024
Na traseira, chama a atenção a integração da linha de teto com a tampa do porta-malas, que embora seja uma herança da geração anterior, está mais sofisticada. As lanternas também mudam completamente, saindo o estilo bumeranque para um novo padrão de traços horizontais formados por LEDs que se conectam por uma barra escura. Mais abaixo, os para-choques escondem as saídas de escape, reflexo dos novos tempos onde emitir poluentes não é legal.
Interior do Honda Accord Advanced Hybrid 2024
É impossível não lembrar do Civic G11 ao entrar no novo Accord. A boa notícia é que no sedã maior a Honda empregou materiais ainda melhores na cabine. O padrão horizontal no desenho do painel é o mesmo do sedã médio, mas como tem mais espaço, parece harmonizar melhor. As saídas de ar também são escondidas por uma grelha em preto brilhante.
O ar condicionado é duas zonas e seus comandos diferem do Civic apenas por trazer acabamento em preto brilhante, enquanto as informações como temperatura e intensidade de ventilação são exibidos ligeiramente acima. É um detalhe, mas que deixa o ambiente mais sofisticado. A central multimídia tem tela de 12,3 polegadas e possui integração com Apple CarPlay e Android Auto sem fios. O quadro de instrumentos também é digital com tela de 10,2 polegadas.
Interior do Honda Accord 2024
Antes de acelerar, vale destacar que a Honda evoluiu o modo de utilização do sistema híbrido. O primeiro é o EV Drive (100% elétrico) e que pode ser "forçado" por botão, o Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A transição entre esses modos é suave e automática, adaptando-se às condições de condução e mantendo um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética.
Quando você escolhe o modo EV Drive, o motor elétrico de tração trabalha sozinho para impulsionar o carro. Neste momento, você tem um veículo elétrico, sem ruídos. O problema é que isso dura pouco, cerca de 2 quilômetros. Neste esquema híbrido, a Honda optou por colocar uma bateria relativamente pequena com apenas 1,05 kWh de capacidade e por isso o alcance é limitado.
Em quase 90% do tempo você usará o Accord no modo Hybrid Drive, no qual ele prioriza o uso do motor elétrico para tracionar o carro até 100 km/h e alterna automaticamente para o motor a combustão em velocidades superiores. O gerenciamento da carga da bateria também é transparente. Novidade é o botão "E" que força a utilização de parte da potência do motor a combustão do modo Engine Drive (acima de 100 km/h) para carregar a bateria. Assim, quando reduzir a velocidade terá bateria cheia para rodar no modo elétrico.
Ao volante, o novo Accord Advanced Hybrid entrega uma experiência mais suave e refinada, graças às melhorias na carroceria e nas suspensões. O Motion Management System (MMS) aprimora a dirigibilidade, proporcionando um controle mais preciso em condições de baixa aderência e melhorando o desempenho nas curvas. Destaque também para o baixo nível de ruído interno.
Na prática, o Accord entrega uma condução refinada, mas focada na eficiência de consumo. Silencioso, ainda simula o gostinho de acelerar um carro a combustão com troca de marchas. Em nosso primeiro contato, em cerca de 300 quilômetros rodados entre cidade e estrada, o computador de bordo indicou consumo médio de 23 km/litro. Os dados do Inmetro são mais conservadores, 17,8 km/l na cidade urbano e 16,1 km/l na estrada, mas o resultado no dia a dia será bem melhor.
O novo Accord Híbrido 2024 chega bem completo mirando rivais como BMW 320i e cia, mesmo sendo de um segmento acima. Para isso, vem com uma vasta lista de itens de série, o que inclui o Honda Sensing atualizado com uma nova câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa e um radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal para o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de permanência em faixa e sistema para mitigação de evasão de pista.
Também há farol alto automático, 8 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 2 de joelhos), monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego) e outros.
Seu preço público sugerido é de R$ 324.900, o que o coloca diretamente como rival de sedãs médios premium. Se você procura um sedã grande que bebe pouco, muito bem equipado e, de certa forma, mais discreto, o novo Accord pode ser uma boa opção.
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