Mesmo que o preço tenha subido consideravelmente, a ponto de nenhum carro custar menos de R$ 70 mil, os hatchbacks ainda são a opção mais acessível do mercado brasileiro. Após os incentivos do governo, a categoria está se estabilizando, com emplacamentos mais próximos das condições normais.
No segmento de entrada, que só tem dois subcompactos, o Fiat Mobi continua na liderança com 6.016 unidades emplacadas em setembro, mesmo que isso represente uma queda de 8,8% em comparação a agosto. O Renault Kwid, em comparação, cresceu 10,1%, vendendo 5.032 veículos no mês. Porém, com 9 mil unidades separandos os dois, é praticamente impossível que o modelo da Fiat não feche o ano na 1ª posição.
HATCHBACKS SUBCOMPACTOS | ||||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | ACUMULADO 2023 |
1º | Fiat Mobi | 6016 | -8.8% | 51630 |
2º | Renault Kwid | 5032 | 10.1% | 42848 |
Entre os modelos maiores, um dos destaques de setembro foi a volta do Volkswagen Polo à liderança, emplacando 9.515 unidades, 15,8% mais do que em agosto. Foi o suficiente para recolocá-lo de volta na 1ª posição tambem no acumulado, deixando o Chevrolet Onix (8.033) na 2ª colocação. O Hyundai HB20 mantém a 3ª posição, com 7.622 unidades, comfortável o suficiente para não ser ameaçado pelo Fiat Argo, o 4º no ranking, que vendeu 5.938 veículos em setembro.
Com o segmento dos hatches médios praticamente no fim no Brasil, incorporamos os modelos na mesma tabela. O Chevrolet Cruze Sport6, o único com um preço um pouco mais acessível, emplacou somente 31 unidades, mostrando que já se prepara para dar adeus - a produção na Argentina será encerrada ainda em 2023.
A surpresa do mês foi o BYD Dolphin. O hatch elétrico de R$ 150 mil emplacou 1.036 unidades, superando Honda City Hatch (683) e Renault Stepway (551). Foi o suficiente para ocupar a 8ª posição no mês. Agora é ver se manterá este ritmo no futuro ou se é um efeito das unidades acumuladas na pré-venda.
HATCHBACKS COMPACTOS E MÉDIOS | ||||
POSIÇÃO | MODELO | UNIDADES (SETEMBRO/2023) | % TOTAL | ACUMULADO 2023 |
1º | Volkswagen Polo | 9515 | 15.8% | 71927 |
2º | Chevrolet Onix | 8033 | -3.7% | 70746 |
3º | Hyundai HB20 | 7622 | -5.4% | 61802 |
4º | Fiat Argo | 5938 | 0.8% | 50909 |
5º | Peugeot 208 | 2287 | -31.1% | 20252 |
6º | Citroën C3 | 1990 | -8.8% | 18538 |
7º | Toyota Yaris | 1826 | -8.5% | 17311 |
8º | BYD Dolphin | 1036 | 179.2% | 1503 |
9º | Honda City Hatch | 683 | 5.6% | 8643 |
10º | Renault Stepway | 551 | -18.6% | 6135 |
11º | JAC E-JS1 | 57 | 78.1% | 349 |
12º | Mini Cooper | 49 | -24.6% | 538 |
13º | Nissan Leaf | 49 | 4900% | 217 |
14º | Audi A3 | 34 | 61.9% | 279 |
15º | Chevrolet Cruze Sport6 | 31 | -6.1% | 302 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop