Nesta edição do Semana Motor1.com, flagramos o novo Renault Kardian finalizando os testes antes do lançamento, que está previsto para o mês de outubro. Enquanto isso, trouxemos novidades da GWM, que deverá contar com a linha de picapes Poer no Brasil trazendo um sistema híbrido de propulsão inovador.
No lado de legislação, uma comissão do Senado deu parecer positivo a um projeto que prevê isenção de IPI para compra de picapes por produtores rurais. Previsto para estrear até o início de 2024 por aqui, o Honda ZR-V deve chegar apenas em versão única mais completa. Por último, a BYD apresentou mais duas versões para o Dolphin, incluindo uma que mais do que dobra sua potência.
O novo Renault Kardian, previsto para ser lançado em outubro, foi flagrado em testes finais na região de Sorocaba, São Paulo. O veículo apresenta faróis divididos, rack de teto alto e uma altura em relação ao solo um pouco mais elevada. Na traseira, as lanternas estão camufladas, ocultando detalhes sobre sua extensão. Uma placa quadrada na grade frontal sugere a presença de um sensor de controle de cruzeiro adaptativo. A motorização ainda não foi confirmada, mas especula-se que o Kardian terá opções com injeção direta e sem injeção direta, com potências variando entre 95 e 115 cavalos.
A fabricante chinesa GWM (Great Wall Motors) está se preparando para lançar sua picape Poer no Brasil com um sistema híbrido inovador. Embora os detalhes exatos ainda não tenham sido revelados, a GWM enfatiza que será um sistema altamente inovador. As informações disponíveis sugerem que o sistema pode ser uma variação do Hi4, que combina dois motores elétricos (um em cada eixo) com um motor de combustão, oferecendo até 460 cv de potência e tração integral.
Uma comissão do Senado Federal aprovou um projeto de lei que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtores rurais na compra de picapes. A justificativa é que as picapes são ferramentas de trabalho essenciais para os agricultores. No entanto, o projeto impõe algumas limitações, como um limite de peso bruto total e a exigência de que a picape seja fabricada no Brasil.
O Honda ZR-V, um SUV derivado da plataforma do novo Civic, deve chegar ao mercado brasileiro no final de 2023 ou início de 2024. Segundo informações, o ZR-V estará disponível apenas na versão Touring, a mais completa. Ele será equipado com um motor 2.0 aspirado, entregando 160 cv e 19,1 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático CVT. Isso o coloca abaixo do HR-V em termos de potência, mas o posiciona em um segmento de mercado mais alto, com preços em torno de R$ 200.000.
A BYD introduziu uma nova versão do seu modelo elétrico Dolphin, o Dolphin Plus. Esta versão oferece um motor elétrico mais potente, com 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 65 kWh. A autonomia declarada é de 427 quilômetros. O Dolphin Plus acelera de 0 a 100 km/h em sete segundos e inclui recursos como teto panorâmico, bancos elétricos e controle de cruzeiro adaptativo. O preço deste modelo é de R$ 179.800, com previsão de chegada às concessionárias na segunda quinzena de outubro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs em setembro: Honda ZR-V tem recorde de vendas
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Honda ZR-V une o que mais importa: segurança, elegância e experiência
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Comparativo Honda ZR-V Touring vs. VW Taos Highline: a segunda turma
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Honda ZR-V Touring 2024: É justo chamá-lo de SUV do Civic?