Cerca de 20 táxis autônomos operados pela unidade de negócios Cruise da General Motors causaram um congestionamento na San Gabriel Street em Austin (EUA) no último fim de semana, levando os moradores a desabafar nas mídias sociais.

Imagens e vídeos postados nas redes sociais mostram uma pequena frota de Chevrolet Bolt  autônomos avançando em velocidade extremamente lenta com o pisca-alerta ligado, sendo que alguns deles conseguiram dar meia-volta e ficar de frente um para o outro na contramão de alguma forma, no que parece ser um confronto de robôs de quatro rodas em câmera lenta.

 

Em uma declaração enviada ao The Drive, um porta-voz da Cruise deu a entender que os altos níveis de tráfego de pedestres e veículos foram a causa da confusão nos sistemas dos carros autônomos da Cruise Robotaxi, mas as filmagens feitas no local mostram que poucas pessoas estavam realmente perto dos carros.

"O tráfego de pedestres e veículos na rua era intenso", disse um porta-voz da Cruise ao The Drive. "Nossos carros são projetados, antes de tudo, para priorizar a segurança - e isso inclui ter cuidado com os pedestres." Todos os veículos autônomos da Cruise são monitorados remotamente e os carros envolvidos nesse último incidente acabaram deixando a área por conta própria, de acordo com o porta-voz, que acrescentou que a empresa foi alertada sobre um evento de aglomeração na San Gabriel Street, em Austin, no domingo, e que os técnicos conseguiram resolver o problema.

GM Cruise Driverless Taxi

GM Cruise Driverless Taxi

Uma pessoa que estava no local e fez várias fotos e vídeos disse que os funcionários da Cruise estavam tentando operar os Bolt por meio de controle remoto. Essa não é a primeira vez que o negócio de taxis autônomos da GM incomoda os moradores das cidades em que opera, com vários incidentes documentados em São Francisco, o último dos quais - envolvendo um caminhão de bombeiros - levou a empresa a reduzir sua frota em 50%.

Outros percalços notáveis incluem carros que ficaram presos em concreto fresco, colidiram com um caminhão que estava fazendo uma curva, ficaram presos em uma cordão de isolamento de uma rua e bateram na traseira de um ônibus municipal. Ironicamente, a Cruise publicou um anúncio de página inteira no jornal New York Times em julho, no qual dizia que "Os seres humanos são péssimos motoristas".

O anunciou ainda acrescentou que 42.795 americanos morreram em acidentes de carro no ano passado. Não é de surpreender que isso não tenha agradado a um ex-diretor da National Highway Traffic Safety Administration, que disse que é inescrupuloso usar a dor e o sofrimento das pessoas para promover um negócio.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com