F1: Verstappen supera Alonso no fim e faz a pole para o GP de Mônaco; Pérez bate no Q1 e larga em último
Sessão foi marcada por diversas batidas e toques no muro, mas com poucas intervenções da direção de prova
O sábado da Fórmula 1 em Monte-Carlo foi encerrado com a classificação, que definiu o grid de largada para o GP de Mônaco. E em um circuito na qual o quali tem uma importância fundamental para o domingo, tivemos uma sessão das mais animadas. Na última tentativa, Max Verstappen bateu Fernando Alonso para garantir a pole position.
Completam o top 10 do grid de largada do domingo: Esteban Ocon, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Pierre Gasly, George Russell, Yuki Tsunoda e Lando Norris. Já Sergio Pérez bateu no Q1 e larga na última posição no domingo.
Q1
A previsão mínima de chuva para a sessão ficou longe de se concretizar, garantindo uma classificação com tempo seco, apesar da alta chance de precipitação para o domingo.
Como em Mônaco o momento de saída dos boxes também tem um papel fundamental, impedindo que os pilotos sejam atrapalhados uns pelos outros, a sessão foi movimentada do começo ao fim. Um dos primeiros a sair dos boxes foi Hamilton, com a Mercedes trocando a asa dianteira e partes da suspensão dianteira esquerda.
A sessão foi interrompida com 11 minutos para o fim. Pérez saiu de traseira no contorno da Sainte Devote e bateu no lado de fora da curva, do mesmo modo que Albon na sexta-feira. Neste momento, tínhamos um top 5 inusitado: Norris liderava com 01min13s485, à frente de Piastri, Zhou, Verstappen e Pérez.
Verstappen foi o mais rápido com 01min12s386, 0s256 à frente de Tsunoda, com Albon, Sainz, Stroll, Russell, Hamilton, Norris, Alonso e Leclerc fechando o top 10.
Foram eliminados, garantindo as posições de 16º a 20º do domingo, respectivamente: Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu e Sergio Pérez.
Q2
A sessão teve um susto de Norris, que bateu na barreira de proteção da Tabac. Mesmo assim, o britânico conseguiu passar para o Q3, levando os mecânicos da McLaren a correrem contra o tempo em busca de liberar o piloto para a última parte do quali.
Verstappen foi o mais rápido com 01min11s908, tendo Leclerc em segundo a 0s195 e Alonso em terceiro a 0s199. Também foram classificados para a última parte da classificação e a disputa da pole position: Russell, Hamilton, Gasly, Sainz, Ocon, Tsunoda e Norris.
Q3
No final, a pole para o GP de Mônaco ficou com Max Verstappen, graças a uma marca de 01min11s365. Ele terá ao seu lado na primeira fila Fernando Alonso. Charles Leclerc sairia em terceiro, mas uma punição de três posições de grid, por ter bloqueado Lando Norris, o colocou em sexto.
A Fórmula 1 volta às ruas do Principado no domingo para o GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2023. A largada está marcada para 10h, horário de Brasília, com transmissão da Band e da F1TV Pro.
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Melhor Volta | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Red Bull | Red Bull | 1'11.365 | |||
2 | 14 | Aston Martin | Mercedes | 1'11.449 | 0.084 | ||
3 | 31 | Alpine | Renault | 1'11.553 | 0.188 | ||
4 | 55 | Ferrari | Ferrari | 1'11.630 | 0.265 | ||
5 | 44 | Mercedes | Mercedes | 1'11.725 | 0.360 | ||
6 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 1'11.471 | 0.106 | |
7 | 10 | Alpine | Renault | 1'11.933 | 0.568 | ||
8 | 63 | Mercedes | Mercedes | 1'11.964 | 0.599 | ||
9 | 22 | AlphaTauri | Red Bull | 1'12.082 | 0.717 | ||
10 | 4 | McLaren | Mercedes | 1'12.254 | 0.889 | ||
11 | 81 | McLaren | Mercedes | 1'12.395 | 1.030 | ||
12 | 21 | AlphaTauri | Red Bull | 1'12.428 | 1.063 | ||
13 | 23 | Williams | Mercedes | 1'12.527 | 1.162 | ||
14 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 1'12.623 | 1.258 | ||
15 | 77 | Alfa Romeo | Ferrari | 1'12.625 | 1.260 | ||
16 | 2 | Williams | Mercedes | 1'13.113 | 1.748 | ||
17 | 20 | Haas | Ferrari | 1'13.270 | 1.905 | ||
18 | 27 | Haas | Ferrari | 1'13.279 | 1.914 | ||
19 | 24 | Alfa Romeo | Ferrari | 1'13.523 | 2.158 | ||
20 | 11 | Red Bull | Red Bull | 1'13.850 | 2.485 |
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 15:23 Volkswagen e Renault desistem de parceria para carro elétrico barato
- 11:02 Semana Motor1.com: S10 e T-Cross 2025, BYD lança a Shark e mais
- 10:00 Aston Martin quer fazer um SUV off-road para brigar com Land Rover Defender
- 09:01 Quem é quem: os logotipos das novas marcas chinesas (Parte 1)
- 08:01 Fiat Mobi 2025 é vendido por R$ 65.890 e parcelas de R$ 899
- 17:00 Kia: garantia de 5 anos no Brasil agora é sem limite de quilometragem
- 16:30 Classic pode ser a próxima moto da Royal Enfield a ter motor 650
- 15:17 Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Sobre este artigo
Categoria |