F1: Sem dificuldades, Verstappen vence o GP do Canadá, iguala marca de Senna e dá 100ª vitória à Red Bull
Com novo triunfo do holandês, equipe austríaca se torna apenas a quinta na história da Fórmula 1 a atingir pelo menos 100 vitórias
O GP do Canadá deste domingo trouxe mais um passeio para Max Verstappen. Sem pressão dos rivais, o holandês garantiu mais uma vitória na busca pelo tricampeonato da Fórmula 1, em um triunfo no qual iguala a marca de Ayrton Senna, além de dar à Red Bull sua 100ª vitória na história da categoria.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton ocuparam a segunda e terceira posições do pódio. Completaram o top 10: Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Alex Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas, devido à punição de 5s para Lando Norris.
Para a largada, tivemos a grande maioria optando pelos médios. As exceções foram Gasly, o único de macios, e Pérez, Magnussen e Bottas de duros. Verstappen saiu tranquilo para se manter na ponta, enquanto Hamilton já deu o bote em cima de Alonso antes da primeira curva, deixando o espanhol para ser pressionado por Russell.
Ao final da primeira volta, de um total de 70, Verstappen liderava com 1s à frente de Hamilton. Alonso, Russell, Ocon, Hulkenberg, Piastri, Norris, Leclerc e Albon completavam o top 10, com Sainz e Pérez na sequência.
Enquanto Verstappen já abria 1s6 para Hamilton após as cinco primeiras voltas, o heptacampeão via Alonso em sua cola, com a diferença entre os dois variando entre 0s7 e 1s1 ao longo de um giro, deixando Russell a quase 2s de distância.
O SC Virtual precisou ser acionado na volta 7. A Williams alertou Sargeant pelo rádio para parar o carro imediatamente, após o aparecimento de um alerta crítico, sem especificar onde seria o problema. Com uma remoção rápida, a bandeira verde voltou em menos de duas voltas.
Assim que a corrida foi retomada, Alonso voltou a atacar Hamilton, podendo usar o DRS para se aproximar. Mas, sem conseguir ultrapassar a Mercedes, Russell também se aproximou. Outro trem que se formava era o liderado por Hulkenberg, em sétimo, com 11 carros a menos de 1s do piloto da frente.
Na volta 12, Hulk foi aos boxes, mudando a dinâmica da disputa que vinha na sequência, permitindo à Leclerc atacar Norris mais incisivamente. Mas durou pouco, com Russell batendo o carro no segundo setor e causando a entrada do SC. Mesmo assim, o britânico entrou nos boxes, trocou os pneus e voltou para a prova.
Verstappen, Hamilton, Alonso entraram imediatamente nos boxes, com os demais aproveitando a deixa. Apenas poucos seguiram na pista: Leclerc, Sainz, Pérez e Magnussen dos ponteiros.
Na saída dos boxes, Hamilton saiu bem próximo de Alonso, à frente do espanhol. Mas, pela forma como ocorreu, o caso foi colocado sob investigação pela direção de prova.
A relargada aconteceu na volta 17, e Verstappen se colocou bem para não ser pressionado, deixando Hamilton com Alonso em sua cola, seguidos de Leclerc, Sainz, Pérez e Magnussen.
Após muito pressionar, Alonso conseguiu ultrapassar Hamilton no fim da volta 22, aproveitando o DRS na chegada à chicane final. Rapidamente o espanhol começou a abrir, tirando o heptacampeão da zona de DRS. Já o piloto da Aston Martin estava a 3s de Verstappen.
Quando a prova chegava à metade, na volta 35, Verstappen já abria mais de 5s para Alonso, que tinha 3s para Hamilton. Leclerc era o quarto, ainda sem parar, ficava a 3s, 2s à frente de Sainz, também sem fazer a troca. Pérez, Ocon, Bottas, Norris e Piastri completavam o top 10.
Na sequência, uma confusão causou uma bandeira amarela. Em prova de recuperação, Russell buscava assumir a 12ª posição, passando de Vries e Magnussen de uma vez. Porém, no meio desse rolo, enquanto o piloto da Mercedes passou e seguiu, os dois escaparam da pista.
A estratégia de box ganhou uma nova cara quando as Ferraris foram chamadas para suas paradas. Evitando levar um bote de Leclerc, a Mercedes também trouxe Hamilton de volta para colocar pneus médios. A Aston Martin aproveitou com Alonso logo na volta seguinte. Com bom espaço, Verstappen veio na sequência.
Assim, na volta 45, a 25 do fim, Verstappen tinha 4s5 para Alonso, que mantinha Hamilton a 5s2. Mas o heptacampeão via Leclerc se aproximando, já a menos de 3s. Sainz, Pérez, Albon, Russell, Ocon e Bottas completavam o top 10.
Apesar de uma grande corrida de recuperação, o esforço de Russell foi por água abaixo, com a Mercedes orientando o britânico a abandonar na volta 56 devido a problemas no freio. Enquanto isso, lá na frente, Hamilton baixava a diferença de Alonso para menos de 2s.
No final, Max Verstappen não teve problemas para garantir mais uma vitória na temporada 2023 da F1, a 41ª de sua carreira, igualando a marca de Ayrton Senna. E, de quebra, o holandês deu à Red Bull a sua 100ª vitória na história.
Fernando Alonso e Lewis Hamilton ocuparam as demais posições do pódio. Completaram o top 10: Charles Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Pérez, Alex Albon, Esteban Ocon, Lance Stroll e Valtteri Bottas, devido à punição de 5s para Lando Norris.
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Diferença | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Red Bull | Red Bull | 70 | - | 25 | |||
2 | 14 | Aston Martin | Mercedes | 70 | 9.570 | 18 | |||
3 | 44 | Mercedes | Mercedes | 70 | 14.168 | 15 | |||
4 | 16 | Ferrari | Ferrari | 70 | 18.648 | 12 | |||
5 | 55 | Ferrari | Ferrari | 70 | 21.540 | 10 | |||
6 | 11 | Red Bull | Red Bull | 70 | 51.028 | 9 | |||
7 | 23 | Williams | Mercedes | 70 | 1'00.813 | 6 | |||
8 | 31 | Alpine | Renault | 70 | 1'01.692 | 4 | |||
9 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 70 | 1'04.402 | 2 | |||
10 | 77 | Alfa Romeo | Ferrari | 70 | 1'04.432 | 1 | |||
11 | 81 | McLaren | Mercedes | 70 | 1'05.101 | ||||
12 | 10 | Alpine | Renault | 70 | 1'05.249 | ||||
13 | 4 | McLaren | Mercedes | 70 | 1'08.363 | ||||
14 | 22 | AlphaTauri | Red Bull | 70 | 1'13.423 | ||||
15 | 27 | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | ||||
16 | 24 | Alfa Romeo | Ferrari | 69 | 1 lap | ||||
17 | 20 | Haas | Ferrari | 69 | 1 lap | ||||
18 | 21 | AlphaTauri | Red Bull | 69 | 1 lap | ||||
dnf | 63 | Mercedes | Mercedes | 53 | |||||
dnf | 2 | Williams | Mercedes | 6 |
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