Carlos Sainz está "lutando para ver os aspectos positivos" de seu resultado no GP da Áustria de 2023, apesar de o piloto da Ferrari de Fórmula 1 estar "muito feliz" com seu desempenho pessoal.

O espanhol igualou seu melhor resultado da temporada com o quarto lugar no Red Bull Ring, enquanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, foi o segundo colocado, atrás de Max Verstappen, da Red Bull-Honda.

Sainz pressionou Leclerc pelo segundo lugar durante a primeira parte da corrida, mas foi acordado que a dupla da Ferrari não lutaria por uma posição.

Essa ordem pré-corrida deixaria Sainz vulnerável durante o safety car virtual que "comprometeu" sua corrida e custou o que ele pensava serem três lugares. Por não ter posição na pista, Sainz foi mantido atrás de Leclerc por um duplo pit stop da Ferrari, o que significava que ele ainda estava atrás.

Sainz explicou: "Fui muito rápido no primeiro e no segundo stint. Obviamente, o segundo stint já foi comprometido pela primeira parada, atrás de Charles e pegando o final do safety car virtual, o que me fez perder seis a sete segundos de tempo de corrida.”

“Isso me fez perder posições para carros que eu não deveria ter perdido, o que significa que tive que forçar os meus pneus médios para ultrapassá-los, pegar os limites da pista e receber penalidade.

"Minha corrida ficou comprometida daquele ponto em diante. Mas se eu olhar para o ritmo, fui muito rápido."

Sainz reconheceu que, sem o erro de estratégia na hora das paradas, a "pena" no fato da Ferrari não ter invertido as posições dele e de Leclerc na pista, e a punição de 5s que o deixou "pegando fogo" de raiva, o pódio duplo seria possível.

Devido à execução questionável da corrida do lado do pitwall e os pontos perdidos, Sainz reconhece que "sofre para ver os pontos positivos" da prova apesar do ritmo.

"Estou frustrado. Faz algumas corridas que noto um bom ritmo no carro. Gostaria de poder maximizar isso porque sinto que estou rápido este ano, especialmente nas corridas. Sinto que dei um grande passo adiante... Mas tudo bem, P4 não é ruim, mas acho que hoje P2 ou P3 eram possíveis. Honestamente, estou muito feliz com minha performance hoje".

"Fiz algumas manobras limpas, boas. Defendi bem. Assim que eu chegava em um carro, eu estava passando ele. Gerenciei bem os pneus mesmo enquanto estava atacando. É por isso que estou frustrado agora, porque não consigo ver ponto positivo nesse P4 em meio ao ritmo, ultrapassagens e defesas que eu fiz".

"Claramente estou em um bom momento pessoal com minha pilotagem e, por isso que eu estou frustrado por não conseguir maximizar os pontos".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com