F1: Com parada nos boxes e pista molhada, Verstappen vence sprint da Bélgica

Corrida foi atrasada em cerca de 30 minutos por conta do clima, começou em safety car e contou com os pilotos indo para o box antes da primeira volta ser completada

F1: Com parada nos boxes e pista molhada, Verstappen vence sprint da Bélgica F1: Com parada nos boxes e pista molhada, Verstappen vence sprint da Bélgica

Depois de muita chuva, água acumulada na pista e atraso na largada, a sprint em Spa-Francorchamps aconteceu e teve Max Verstappen como vencedor na primeira corrida do fim de semana do GP da Bélgica de Fórmula 1Oscar Piastri e Pierre Gasly completaram os três primeiros.

A corrida

Depois de um atraso de cerca de meia hora, os pilotos partiram para volta de formação atrás do safety car e usando pneus de chuva intensa. Eles ficaram nesta tomada por 4 voltas, até a largada em movimento acontecer.

Na largada, antes mesmo de passar pela linha de chegada, Piastri, Pérez, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Gasly, Stroll, Albon, Bottas e Hulkenberg foram para os boxes colocar os pneus intermediários. Verstappen, Leclerc, Norris, Ocon, Russell, Sargeant, Alonso, Tsunoda, Magnussen e Zhou ficaram na pista com a gama de faixa azul.

Antes de completar a primeira volta, o holandês foi para os boxes, assim como Leclerc - ambos com paradas ruins. Por conta da estratégia, Piastri assumiu a liderança ficando 1 segundo à frente do piloto da Red Bull.

Contudo, a vantagem do australiano da McLaren caiu rapidamente assim que os pneus de Verstappen entraram na janela correta de temperatura. Na terceira volta, Alonso rodou sozinho e foi para brita, ficando 'entalado'. Por conta disso, o safety car entrou no traçado novamente.

Uma volta depois, o carro de segurança saiu dando a Piastri a missão de liderar a relargada. Assim que a bandeira verde apareceu, Tsunoda saiu da pista ocasionando uma bandeira amarela, que saiu rapidamente. Lá na frente, Verstappen não deu tempo do australiano da McLaren curtir mais um pouco a liderança ultrapassando tranquilamente o número 81.

Restando cinco voltas, Pérez e o piloto da Mercedes Lewis Hamilton colocaram os carros lado a lado e se tocaram. Alguns metros a frente, o britânico deu o bote no mexicano que ainda sofreu com a ultrapassagem de Sainz que aproveitou a vulnerabilidade do piloto e assumiu a posição.

Leclerc veio na sequência e pelo rádio, Pérez alegou que não tinha nenhuma aderência. Não demorou muito para o piloto da Red Bull passar direto e encontrar a brita, por conta disso, o mexicano caiu para P15 - retirando pouco depois.

No meio do pelotão, brigando pela zona de pontuação, Russell ultrapassou Ocon e Ricciardo para somar pelo menos um ponto. Hamilton, por conta do incidente com Pérez, foi punido com 5s. 

Pos Piloto Equipe Motor Gap
1  Max Verstappen Red Bull Red Bull  
2  Oscar Piastri McLaren Mercedes 6.677
3  Pierre Gasly Alpine Renault 10.733
4  Carlos Sainz  Ferrari Ferrari 12.648
5  Charles Leclerc Ferrari Ferrari 15.016
6  Lando Norris McLaren Mercedes 16.052
7  Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 16.757
8  George Russell Mercedes Mercedes 16.822
9  Esteban Ocon Alpine Renault 22.410
10  Daniel Ricciardo AlphaTauri Red Bull 22.806
11  Lance Stroll Aston Martin Mercedes 25.007
12  Alexander Albon Williams Mercedes 26.303
13  Valtteri Bottas Alfa Romeo Ferrari 27.006
14  Kevin Magnussen Haas Ferrari 32.986
15  Zhou Guanyu Alfa Romeo Ferrari 36.342
16  Logan Sargeant Williams Mercedes 37.571
17  Nicolas Hülkenberg Haas Ferrari 37.827
18  Yuki Tsunoda AlphaTauri Red Bull 39.267
   Sergio Perez Red Bull Red Bull  
   Fernando Alonso Aston Martin Mercedes  
Envie seu flagra! flagra@motor1.com