Em encontro realizado nesta sexta-feira (22) com o governador Cláudio Castro, o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, confirmou a continuidade dos investimentos de R$ 2,5 bilhões que aplicará na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ) até 2025. A unidade é responsável pela produção dos modelos C4 Cactus e C3, e logo mais passará a montar também o recém-apresentado C3 AirCross.
Segundo informado, o montante é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, pesquisa, modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial. Desse total, cerca de R$ 330 milhões já foram aplicados no projeto de uma variante da plataforma CMP.
A arquitetura está apta para ser utilizada em modelos de diversas marcas da Stellantis, sendo compatível com motorização térmica, híbrida e elétrica. De acordo com a empresa, a base torna a fábrica de Porto Real tecnicamente apta para produzir veículos híbridos, adotando a recém-anunciada tecnologia Bio-Hybrid. As plantas de Betim (MG) e Goiana (PE) também são compatíveis com a tecnologia.
A própria Stellantis confirmou em agosto que o sistema Bio-Hybrid chegará aos modelos vendidos no Brasil a partir de 2024 e inclui três tipos de hibridização: híbrido-leve (MHEV), híbrido convencional (HEV) e híbrido plug-in (PHEV).
A base CMP sustenta os modelos C3 e C3 Aircross e a partir do ano que vem será adotada pelo terceiro modelo do projeto C-Cubed. A Citroën não confirma explicitamente, mas já sabemos que será um crossover com pegada cupê no estilo Fastback da Fiat. Todos são candidatos a receber a tecnologia Bio-Hybrid.
Outra informação interessante divulgada diz respeito à possibilidade de produção em Porto Real de outros modelos além dos já conhecidos Citroën e Peugeot. “Com as inovações e investimentos recentes, o polo de Porto Real está preparado para receber modelos das diversas marcas que compõem a Stellantis. É uma planta estratégica para o desenvolvimento do grupo na América do Sul”, afirmou Antonio Filosa.
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