A linha nacional está ainda em fase de crescimento. Depois do C3, o chamado projeto C-Cubed ainda receberá o C3 Aircross nos próximos meses. Porém, a marca trabalhará com três modelos saindo de Porto Real (RJ). O terceiro pode se chamar C3 X, um misto de sedã com SUV que também está sendo desenvolvido na Índia.
A imprensa de lá afirma que este novo sedã aventureiro da Citroën usará a mesma plataforma CMP de C3 e C3 Aircross. O protótipo já está rodando em testes na Índia, de onde vieram as imagens de flagrante que ilustram o texto. No entanto, a promessa da Citroën era lançar um carro por ano até 2024 no Brasil, então o C3 X chegaria às lojas no ano que vem. Considerando os últimos lançamentos, a fabricante francesa deve apresentar o carro no 1º semestre, iniciando as vendas no 2º semestre.
Como o lançamento se aproxima, era apenas questão de tempo até as primeiras unidades serem flagradas em testes no Brasil também. O perfil de Fabio Chinelato publicou três imagens do carro rodando em nosso mercado. Até o momento não tivemos acesso às imagens originais, mas as imagens mostram um protótipo praticamente idêntico ao visto na Índia.
Esta ideia de um sedã aventureiro não é bem inédita, até mesmo no Brasil. A Renault tentou algo semelhante com o Logan Stepway, que chegou ao mercado brasileiro somente como a versão com câmbio CVT, mas que não durou muito tempo nas lojas. Como terá uma traseira de fastback inspirada no C4 X europeu (fotos abaixo), até terá uma cara de SUV-cupê, mas não tanto quanto o Fiat Fastback, por exemplo.
Citroën C4 europeu
O design deve ser mais próximo do C3 Aircross do que do C3 hatch. Para passar a sensação de ser mais robusto, contará com plástico preto nas laterais e rodas largas. Seu comprimento deve ficar por volta dos 4,4 metros de comprimento, com um entre-eixos semelhante ao do C3 Aircross, de 2,67 metros. Como comparação, o Volkswagen Virtus, um dos maiores do segmento, tem 4,56 m de comprimento e um entre-eixos de 2,65 m.
A Citroën estaria trabalhando para ter um alto índice de nacionalização para reduzir os custos de produção, compartilhando muitas peças com o C3 e C3 Aircross. Assim, deve repetir algumas partes como o interior e alguns equipamentos em comum com o SUV, como o painel de instrumentos digital, uma central multimídia de 10 polegadas e mais.
Citroën C4 europeu
Deverá ser posicionado mais próximo do C3 Aircross do que do C3, usando os mesmos motores. Assim, deve ser produzido com o 1.6 aspirado de quatro cilindros, entregando 120 cv; e com o 1.0 turbo de três cilindros da Fiat, de 130 cv. Assim como foi com os outros dois carros do projeto C-Cubed, ainda deve estrear uma versão elétrica para o mercado indiano.