Nesta edição do Semana do Motor1.com, a grande novidade foi a chegada da linha 2024 do Toyota Corolla após nosso flagra na semana anterior. O sedã recebeu poucas novidades no visual, mas ganhou equipamentos e está mais eficiente. Outra grande estreia do período foi o lançamento do Renault Megan E-Tech, novo elétrico da marca para o nosso mercado.
Ainda nesta semana, a Volkswagen revelou o novo Tiguan 2025 para o mercado europeu. Apesar das grandes evoluções, essa configuração do SUV não virá ao Brasil. A Ford cumpriu uma promessa e apresentou os primeiros detalhes oficiais da Ranger com conjunto híbrido. Por último, diretamente dos EUA, conferimos de perto como é o Jeep Grand Cherokee 4xe, SUV híbrido que deve chegar em breve ao Brasil.
Toyota Corolla Altis Hybrid 2024
Após um flagra na semana anterior, a Toyota apresentou oficialmente o novo Corolla 2024 no Brasil. Os preços ficaram até R$ 5.300 mais caros, mas a versão de entrada GLi não teve o valor alterado e o sedã ainda parte de R$ 148.990. As mudanças visuais incluem uma grade frontal com elementos em formato de colmeia a partir da versão XEi e novas rodas de 17 polegadas.A versão GR-Sport também traz teto solar e rodas pintadas de preto. No interior, todas as versões agora estão equipadas com uma central multimídia de 9".
O GLi de entrada recebe um computador de bordo com tela de 7", enquanto as demais versões ganham painel de instrumentos digital. Em conforto, inclui saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros e tomadas USB. Todas as versões vêm com 7 airbags, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de frenagem de emergência. Além disso, o Corolla 2024 está mais eficiente: o 2.0 aspirado ficou 8,4% mais econômico. Enquanto o Corolla híbrido agora é 12% mais eficiente, atingindo 18,5 km/l na cidade.
A Renault lançou no Brasil o Megane E-Tech elétrico, que combina características de SUV, sedã e hatch em seu design externo, juntamente com uma assinatura de LED na dianteira. O interior oferece um painel de instrumentos com tela de 12,3" e uma central multimídia de 9". O veículo tem 4,21 m de comprimento e pesa 1.680 kg.
O sistema elétrico é alimentado por uma bateria de 60 kWh da LG, oferecendo uma autonomia de 337 km no ciclo brasileiro. O motor entrega 220 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Entre os itens de série, o Megane E-Tech possui luz ambiente, sete airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e ar-condicionado de duas zonas. O preço inicial é de R$ 279.900.
A Volkswagen revelou o novo Tiguan 2025 na Europa, embora esta versão não esteja prevista para o Brasil, onde receberemos apenas o Tiguan Allspace mexicano. O Tiguan europeu apresenta um design exterior com uma grade frontal mais fechada e faróis afilados, lembrando a linha de elétricos ID da Volkswagen.
Por dentro, o carro oferece um acabamento aprimorado com materiais de alta qualidade. A grande novidade é que o Tiguan 2025 estará sempre eletrificado, com algumas versões oferecendo até 100 km de autonomia puramente elétrica. Além disso, o veículo será equipado com um motor a diesel disponível junto com o sistema híbrido. Em termos de potência, terá entre 150 e 172 cv, com transmissão DSG de sete marchas em todas as versões. Os preços devem começar em torno de 36.600 euros na Europa.
A Ford confirmou detalhes da Ranger híbrida plug-in, que utilizará um motor 2.3 turbo a gasolina em conjunto com um sistema elétrico. A Ranger híbrida será capaz de ser carregada em tomada e oferecerá uma autonomia elétrica de 45 km. O veículo terá um torque significativo e promete ser uma das versões mais potentes da Ranger. No entanto, ainda não há confirmação sobre sua disponibilidade no Brasil devido às características da gasolina brasileira.
O Jeep Grand Cherokee 4xe e já está prometido para breve no Brasil. Híbrido plug-in, será uma opção acima do Commander. Fomos até os EUA ver o carro de perto e o modelo oferece um acabamento interior de alta qualidade e telas de painel de instrumentos e multimídia de alta resolução. A autonomia elétrica é de apenas 40 km, porém. Nos EUA, o Grand Cherokee 4xe possui um motor 2.0 turbo a gasolina em conjunto com um motor elétrico traseiro, proporcionando um total de 380 cv de potência e 64,9 kgfm de torque.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'