Demorou, mas o Toyota Corolla 2024 está quase entre nós. A reestilização do sedã médio já começou a chegar às concessionárias de todo o país, indicando que seu lançamento acontecerá ainda em setembro, como foi adiantado por Motor1.com. Trará uma mudança visual bem sutil, mas com novidades mais importantes na lista de equipamentos, passando a contar com um painel de instrumentos digital, central multimídia de 10,5 polegadas e mais.
O colega Lucas Torres, do canal Carro Chefe, flagrou o Toyota Corolla 2024 nas concessionárias, mostrando todas as novidades do sedã. Passa a utilizar um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, compartilhado com o RAV4 reestilizado vendido no exterior e ajudando a ficar mais próximo de alguns rivais como Honda Civic e Volkswagen Jetta GLI. As configurações mais baratas devem seguir com a tela TFT de 7 polegadas central e contadores analógicos.
Logo ao lado está a central multimídia, também alterada, agora usando uma tela de 10,5 polegadas e, o mais importante, utilizando uma nova versão para o software. No resto do mundo, este display é um equipamento de série, mas ainda não temos informações se o mesmo acontecerá por aqui. Para quem anda nos bancos traseiros, as novidades são a saída de ar e duas portas USB, algo que o Corolla ficava devendo há tempos.
No exterior, a Toyota aproveitou para aprimorar o pacote de assistências Safety Sense com assistente de saída do veículo, assistente de direção de emergência e supressão de acelerador em baixa velocidade. Como são auxílios menores, mas importantes, é possível que cheguem ao modelo produzido em Indaiatuba (SP).
Apesar de ser a grande mudança para o Corolla 2024 no mundo todo, concessionárias confirmaram à Motor1.com que o sistema híbrido-flex oferecido no Brasil não terá alterações, mantendo os 122 cv de potência combinada. O modelo global adotou a 5ª geração da tecnologia, elevando a potência para 140 cv ao aumentar a força do motor elétrico, além de realizar mudanças como um novo módulo de controle de potência e a adoção de baterias de íon-lítio melhoradas, entregando mais energia e pesando até 18 kg menos. É uma pena, pois a nova motorização faz com que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, o que é 1,7 segundo a menos do que a linha 2023, sem afetar o consumo de combustível.
E quanto ao design? Como dissemos, não é nada revolucionário e que deve passar despercebido para a maioria das pessoas. A entrada de ar inferior passa a utilizar uma grade no estilo colmeia no lugar das barras horizontais. As rodas de liga leve de 17” têm novo desenho e é só. No exterior, a Toyota mexeu nos materiais do acabamento, o que não parece ter acontecido aqui.
Motor1.com apurou ainda que um dos desejos dos consumidores será atendido na linha 2024, com a adição do teto solar elétrico para a versão GR Sport. A Gazoo Racing queria evitar o equipamento por não condizer com o espírito de esportivo desta variante, mas a divisão brasileira acabou convencendo a preparadora.
O lançamento é eminente, segundo os diversos lojistas. O Corolla 2024 já está sendo faturado e cada concessionária vai receber as primeiras unidades em momentos diferentes. Algumas das lojas consultadas afirmam que o sedã chegará ainda esta semana, enquanto outros esperam receber o veículo somente no final do mês.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça