Hoje, o foco da engenharia da Toyota no Brasil está no Yaris Cross. O SUV compacto será produzido em Sorocaba (SP) sobre a plataforma DNGA, uma variante da TNGA do Corolla e Corolla Cross. Mas outro modelo está na fila para o desenvolvimento e deve ser apresentado em 2025 já como híbrido: o Yaris Sedan.
A nova geração do sedã já roda na Ásia e em alguns países das Américas, como o México. Aproveitando o carro nas concessionárias daquele país, fomos conhecer pessoalmente como é o futuro concorrente do Honda City e que já foi registrado em patentes no Brasil e se aproveitará bastante do que está sendo feito para o SUV.
Ao preparar a planta de Sorocaba para a DNGA, a Toyota também já prevê o Yaris Sedan ao lado do Yaris Cross. Eles compartilham muitos componentes e, um dos esperados, é o conjunto híbrido-flex com o motor 1.5 atualizado, com injeção direta de combustível. Por ser um motor já feito em Porto Feliz (SP) na versão atual, o custo de atualização e nacionalização pode ser menor, o que reforça essa aposta.
No México, o Yaris Sedan usa o motor 1.5 com injeção direta, mas sem eletrificação. Com gasolina, são 106 cv e 14,1 kgfm de torque, mas que no Brasil será flex e híbrido, se o que a Toyota diz sobre seus futuros lançamentos realmente se confirmar.
Comparado ao nosso Yaris Sedan, a nova geração cresceu: são 4.425 mm de comprimento (+ 5mm), 1.740 mm de largura (+ 10 mm), 1.480 mm de altura (+5 mm) e 2.620 mm de entre-eixos (+ 70 mm). O porta-malas se manteve quase igual ao modelo anterior, ganhando um pouco mais de capacidade, passando de 473 litros para 475 litros.
É um sedã com amplo espaço interno. Tem soluções como porta-copos nas portas traseiras, como no Corolla Cross, mas o acabamento é bem simples, algo que a Toyota no Brasil deve trabalhar para ficar mais próximo ao principal concorrente, o Honda City. Mesmo nesta versão das fotos, intermediária, já tem partida por botão, sistema multimídia com espelhamento, faróis em LEDs e ar-condicionado automático.
Sua chegada entre 2024 e 2025 não é surpresa. A marca já tinha falado ao Motor1.com que o Yaris Sedan estava nos planos, por ser um segmento importante e estratégico. O hatch deverá ser substituído nas lojas pelo Yaris Cross, mas há um público específico para o Yaris Sedan em sua nova geração.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Stellantis: vendas caem 20% e receitas recuam 27% no 3º trimestre