Composto pelos modelos 1500 Classic e 2500, o portfólio de picapes da Ram na Argentina deverá ser ampliado em breve com o lançamento da 1500 Rebel. A versão já foi apresentada ao público local desde o ano passado e tem chegada aguardada para os próximos meses. Diferente do Brasil, o modelo deverá estrear por lá equipado com sistema híbrido-leve associado ao motor HEMI.

Com isso, o tradicional propulsor 5.7 V8 de 395 cv e 56,7 kgfm de torque é auxiliado por um pequeno gerador elétrico - que também serve como alternador - capaz de carregar bateria auxiliar de 40 volts através das frenagens. Não chega a tracionar o veículo, mas oferece força extra em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas, além de ajudar a distribuir o torque em situações de baixa aderência.

Galeria: Ram 1500 Rebel

Além disso, a tecnologia tem a vantagem de otimizar os números de consumo e emissões. Não chega a ter a eficiência de um híbrido completo ou do tipo plug-in, mas é o caminho mais rápido e fácil para eletrificar um veículo. Na Argentina, o conjunto rende na prática cerca de 10% de economia no consumo de combustível da 1500 Rebel, além de fornecer importantes vantagens fiscais (incluindo redução das tarifas de importação, por ser um modelo híbrido).

No Brasil, onde a 1500 Rebel é vendida desde 2020, o motor 5.7 V8 HEMI não conta com eletrificação. É vendido com aspiração totalmente natural e entrega 400 cv de potência a 5.600 rpm e 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração 4x4. Dados oficiais indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, e velocidade máxima limitada a 174 km/h.

Não há previsão de lançamento da Ram 1500 MHEV por aqui, mas desde já fica a expectativa - especialmente pela entrega de melhor distribuição de torque e sensível melhora do consumo.

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