A Honda nunca costuma ocupar todos os pequenos nichos de mercado, exceto o de estradeiras pequenas. Além da linha diversificada, também faz um alto compartilhamento de plataformas entre os produtos. Vendo o grande espaço entre a Bros 160 e a XRE 300, apresentou em 2016 a XRE 190, que utiliza a plataforma da irmã menor, mas com um visual exclusivo, mais equipamentos e motor maior.

Desde sua apresentação original, há sete anos, a XRE 190 não sofreu grandes alterações significativas em seu conjunto. E para a linha 2024, a Honda continua apostando no sucesso do conjunto comprovado da moto. Agora, a moto mais barata da linha XRE da empresa, está contando com novas opções de cores e grafismos.

Galeria: Nova Honda XRE 190 2024

A novidade já está disponível para compra com preços variando entre R$ 20.360 e R$ 20.850, sem contar o frete. O valor maior vai justamente para a principal novidade da linha 2024 da Honda XRE 190. É a pintura verde com acabamento fosco. Pelo preço menor, a moto ainda oferece os acabamentos pintados nas cores vermelha perolizada e cinza metálica.

Tirando isso, a Honda XRE 190 2024 é idêntica ao modelo 2023. Seu motor monocilíndrico arrefecido a ar deriva do  encontrado nas CG 160 e Bros 160. Na XRE, a capacidade foi aumentada para 184,4 cm³ graças ao alargamento do diâmetro do pistão. Flex, tem potência máxima de 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgfm e 1,65 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm. O câmbio tem 5 marchas.

Nova Honda XRE 190 2024

A Honda XRE 190 2022 permanece oferecendo freios a disco nas duas rodas, com 240 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. O ABS é de série, mas atua somente na roda da frente. Falando em rodas, são raiadas com 19 e 17 polegadas, respectivamente. Os pneus, em ordem, têm medidas 90/90-19 e 110/90-17. A suspensão dianteira por garfo telescópico tem 180 mm de curso, enquanto a traseira monoshock traz 150 mm de curso.

Além do motor maior e da performance extra, a nova XRE 190 2024 se diferencia da Bros por conta de alguns equipamentos extras. Além do ABS dianteiro, também conta com um painel de instrumentos digital mais completo, agregando conta-giros e relógio. O visual diferente também traz uma carenagem fixa e que envolve mais o piloto, oferecendo uma melhor proteção aerodinâmica. 

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com