A Nissan levou quase 17 anos para substituir a geração anterior da Frontier anterior nos Estados Unidos. Lá, ficou quase duas década no equivalente à segunda geração oferecida no Brasil, a décima primeira globalmente. Enquanto aqui recebemos a décima segunda geração em 2017, nos EUA, ela estreou apenas em 2021 como modelo 2022.
A boa notícia para os estadunidenses é que o modelo atual não ficará tanto tempo em produção como a geração anterior. Isso não significa, porém, que a Nissan já esteja postergando o lançamento da próxima geração. A Automotive News informa que a Frontier atual para os EUA, diferente do Brasil, ficará em linha por mais tempo do que o planejado. De acordo com o cronograma original, a fábrica em Canton, Mississippi, deveria construir a picape até o ano modelo 2027. No entanto, a produção agora foi estendida até o ano de 2029.
A publicação teve acesso a um memorando de um dos fornecedores da Nissan que revela que a Frontier teve seu ciclo de vida prolongado em dois anos. O documento interno não especificou o motivo pelo qual o cronograma foi alterado, mas pode ter algo a ver com o cronograma de lançamentos de veículos elétricos. Um fornecedor citado pela Automotive News diz que a montadora japonesa quer evitar o lançamento de um veículo movido a combustão em um momento em que a produção de elétricos já estará em pleno andamento nos EUA.
Quando a Nissan comemorou 5 milhões de veículos fabricados na fábrica do Mississippi em outubro de 2022, ela também mencionou brevemente a produção de veículos elétricos. Como parte do plano Nissan Ambition 2030, um dos pontos principais é iniciar a montagem de elétricos na fábrica de montagem de veículos de Canton. Para que isso aconteça, um investimento de US$ 500 milhões abrirá caminho para os novos veículos elétricos da Nissan e da Infiniti, que sairão da linha de montagem por volta da metade da década atual.
O fornecedor mencionou ainda que a Frontier poderia aparecer no ano modelo 2030 como uma picape puramente elétrica, mas um porta-voz da Nissan contatado pela AN recusou-se a falar sobre o que o futuro reserva para a picape. Enquanto isso, espera-se que os primeiros veículos elétricos a serem construídos em Canton sejam sedãs para as marcas Nissan e Infiniti a partir de 2026, com um crossover Nissan previsto para o início de 2027 e um crossover Infiniti em 2028.
Embora a Frontier continue existindo, a Titan, maior, está nos últimos dias, pois a Nissan já anunciou que encerrará a produção no ano que vem, sendo 2024 o último ano do modelo da rival Ford F-150, que está vendendo pouco.
Sobre o assunto de picapes, no início do ano, o presidente do Conselho Consultivo da Nissan, Tyler Slade, deu a entender que há perspectivas de uma caminhonete pequena e elétrica para complementar a Frontier. No entanto, ainda é muito cedo para dizer se e quando ela será lançada.
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nissan Frontier terá produção suspensa na Argentina por três semanas
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan Frontier 2025 tem R$ 39,6 mil de redução de preço em promoção
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nissan Frontier 2025 amplia robustez e ganha nova multimídia nos EUA