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Novo Mustang GTD tem mais de 800 cv e suspensão de F1; preço assusta

Série limitada é baseada no carro de corrida GT3 e custará o equivalente a R$ 1,4 milhão

Ford Mustang GTD 2025

O Ford Mustang GTD foi revelado como uma versão de rua baseada no carro de corrida GT3, com produção limitada. Como não precisa atender às regras de algumas competições, traz tecnologias como suspensão adaptativa e aerodinâmica ativa para melhorar ainda mais seu desempenho.

Começará a ser vendido entre o final de 2024 e começo de 2025, com preço inicial por volta de US$ 300 mil (R$ 1,4 milhão). E só alguns clientes terão a chance de comprá-lo, pois a fabricante terá um processo para escolher os compradores, como foi com o Ford GT. O nome deste Mustang é uma referência à classe GTD da competição IMSA, onde o Mustang GT3 compete nos Estados Unidos.

Galeria: Ford Mustang GTD 2025

Motor e transmissão:

Ao contrário dos rumores que surgiram nos últimos dias, o Mustang GTD não tem um motor central, usando o mesmo 5.2 V8 supercharged que já conhecemos, posicionado na dianteira. A Ford ainda não divulgou a potência final, mas diz que está mirando nos 800 cv, o que fará com que seja o Mustang mais potente já produzido pela empresa. Passara dos 7.500 rpm e contará com um sistema de escape de titânio com válvula ativa.

O Mustang GTD adota uma caixa de marchas transeixo, o que significa que a transmissão está na traseira, ajudando a ter uma distribuição de peso quase 50/50. É uma unidade de dupla embreagem e 8 marchas e o eixo de transmissão de fibra de carbono transmite a força do motor.

O sistema de controle de tração variável, usado no modo Pista, permite que ajustar a entrega de potência motor e o quanto o controel de tração irá atuar. Assim, o piloto vai personalizar o seu carro de acordo com sua habilidade.

2025 Ford Mustang GTD
2025 Ford Mustang GTD

Suspensão:

O GTD usa o que a Ford chama de suspensão semi-ativa que pode ajustar a rigidez da mola e a altura do carro. Os componentes incluem amortecedores adaptativos. O modo Pista ainda reduz a altura do veículo em relação ao solo em 40 milímetros.

O conjunto dianteiro utiliza uma suspensão de duplo A. O cupê não tem mais um porta-malas por conta da arquitetura da suspensão pushrod, o controle hidráulico e sistema de arrefecimento do transeixo, todos posicionados na traseira.

Este Mustang tem pneus de 12,8 polegadas de largura na frente e 13,58 polegadas na traseira. As rodas são de 20 polegadas de alumínio forjado e, quem pagar um pouco mais, pode levar o carro com rodas de magnésio forjado, com um estilo semelhante ao do modelo GT3. Os freios de carbono-cerâmica da Brembo são de série.

2025 Ford Mustang GTD
2025 Ford Mustang GTD

Carroceria:

A carroceria do GTD faz uso extensivo de fibra de carbono para reduzir o peso. O material leve é utilizado no splitter dianteiro, capô, saias laterais, teto, difusor traseiro e mais. Outras peças de carbono estão disponíveis como opcional para a dianteira e a traseira. Os clientes também podem pagar um pouco mais para ter um pacote aerodinâmico que adiciona flaps dianteiros controlados hidraulicamente, assoalho de fibra de carbono e uma asa taseira ativa.

O esportivo estará disponível em qualquer cor que os clientes quiserem, permitindo até fazer cores sob medida.

Do lado de dentro, o Mustang GTD mistura acabamento de couro, fibra de carbono e suede Miko. Os bancos são da Recaro e não tem uma segunda fileira de assentos. Um dos pacotes opcionais traz peças de titânio feitas em impressora 3D para os paddle shifters, seletor de marcha giratório e a placa com o número do modelo. Este titânio é oriundo de vem de peças dos caças Lockheed Martin F-22 aposentados.

"Alguns componentes do F-22 que são feitos de titânio são componentes que foram substituídos ao fim de sua vida útil como parte da manutenção normal. A fornecedora do material recicla esteas peças, criando um pó que é usado como a base para a impressão 3D", explicou um porta-voz da Ford ao Motor1.com.

2025 Ford Mustang GTD
2025 Ford Mustang GTD

Esportivo com uma missão:

"O alvo deste projeto é bem claro - ser muito, muito mais rápido do que já fomos antes com uma meta de completar uma volta em Nürburgring em menos de 7 minutos", disse Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa do Mustang GTD. "Isto faz com que seja o Mustang de rua mais rápido já feito pela Ford."

Quando questionada sobre quando farão a volta em Nürburgring, a Ford disse que "compartilhará mais detalhes em breve." A empresa Multimatic será responsável pela montagem final do Mustang GTD. A carroceria será feita pela Ford na fábrica de Flat Rock, enquanto o motor V8 supercharged virá da linha de montagem de motores em Dearborn.


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