Dados relacionados ao primeiro semestre do ano confirmam a posição da China como maior exportador mundial de veículos, à frente do Japão. O posto já havia sido conquistado no primeiro trimestre e acaba de ser consolidado com números ainda mais robustos.
Nos primeiros seis meses do ano, o gigante asiático enviou para o exterior cerca de 2,34 milhões de veículos, avançando 77% no setor. Por sua vez, o Japão cresceu apenas 17% e exportou para outros mercados 2,02 milhões de carros.
No período, o valor das exportações de veículos da China aumentou 110% e alcançou US$ 46,4 bilhões. O aumento das exportações chinesas foi impulsionado principalmente pela demanda externa por veículos eletrificados. Não por acaso, dos mais de 2,3 milhões de modelos exportado, pelo menos 534.000 veículos eram totalmente elétricos e híbridos plug-in.
As exportações da China tendem a crescer em ritmo acelerado nos próximos meses e devem fechar o ano com avanço de 30% em relação ao ano de 2022. No total, o país fechará 2023 com cerca de 4 milhões de automóveis exportados. Em 2022, vale lembrar, o país ascendeu à segunda posição no setor ao superar a Alemanha (hoje na terceira colocação).
BYD Dolphin
No Brasil, a chegada de veículos chineses acontece principalmente através de fabricantes como BYD, GWM, JAC e Chery. Modelos como Haval H6, Dolphin, Song Plus, Tan e iCar são todos 'made in China'. Além disso, fabricantes ocidentais também vendem por aqui modelos fabricados no país asiático, como o Ford Territory e o Renault Kwid E-Tech.
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