Após três meses consecutivos “no vermelho”, a China reagiu em fevereiro. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, no mês passado foram comercializados quase 2 milhões de veículos novos, número 13,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O desempenho ruim em janeiro, no entanto, deixa o acumulado do 1º bimestre (3,625 milhões) negativo em mais de 15%.
A grande responsável pelo avanço nos números gerais foi a BYD: com 169.157 unidades, quase 90% a mais do que no ano passado, a marca chegou ao topo apenas pela 4ª vez em sua história – as demais, segundo o Best Selling Cars Blog, foram em abril, outubro e novembro do ano passado – e já abre mais de 22 mil unidades de vantagem sobre a vice Volkswagen (132.160) no acumulado dos dois primeiros meses.
A Toyota, com 116.895 unidades, completou o pódio. Dentre as dez primeiras colocadas, a Honda (73.456) registrou a maior retração no período (-36,7%), situação oposta à da local GAC (54.085), que cresceu mais de 65%. Preferida por 49.412 consumidores, alta de 16,5% frente a 2022, a Mercedes-Benz foi a única marca premium no top 10.
POS. | MARCA | FEV.23 | % PART. 2023 | FEV.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD | 169.157 | 8,6% | 90.268 | 5,2% | 87,4% |
2º | VW | 132.160 | 6,7% | 156.714 | 9,0% | -15,7% |
3º | TOYOTA | 116.895 | 5,9% | 125.628 | 7,2% | -7,0% |
4º | CHANGAN | 73.991 | 3,7% | 55.030 | 3,2% | 34,5% |
5º | HONDA | 73.456 | 3,7% | 116.113 | 6,7% | -36,7% |
6º | GEELY | 67.175 | 3,4% | 58.209 | 3,4% | 15,4% |
7º | WULING | 56.087 | 2,8% | 37.958 | 2,2% | 47,8% |
8º | GAC | 54.085 | 2,7% | 32.709 | 1,9% | 65,4% |
9º | MERCEDES-BENZ | 49.412 | 2,5% | 42.421 | 2,4% | 16,5% |
10º | NISSAN | 48.691 | 2,5% | 75.390 | 4,3% | -35,4% |
11º | BMW | 44.342 | 2,2% | 43.558 | 2,5% | 1,8% |
12º | AUDI | 39.363 | 2,0% | 43.319 | 2,5% | -9,1% |
13º | TESLA | 33.923 | 1,7% | 56.515 | 3,3% | -40,0% |
14º | BUICK | 33.007 | 1,7% | 42.048 | 2,4% | -21,5% |
15º | HAVAL | 28.447 | 1,4% | 41.994 | 2,4% | -32,3% |
16º | HONGQI* | 26.464 | 1,3% | - | - | - |
17º | CHERY | 22.551 | 1,1% | 47.592 | 2,7% | -52,6% |
18º | LI* | 16.620 | 0,8% | - | - | - |
19º | HYUNDAI* | 16.518 | 0,8% | - | - | - |
20º | ROEWE | 15.000 | 0,8% | 27.009 | 1,6% | -44,5% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.976.000 | 100,0% | 1.737.000 | 100,0% | 13,8% | |
ACUMULADO | 3.625.000 | 100,0% | 4.268.000 | 100,0% | -15,1% |
No ranking de modelos, o BYD Song Plus (37.153) foi o preferido dos chineses pelo 5º mês consecutivo e nº 1 entre os SUVs / crossovers pela 8ª vez. Ausente do pódio em janeiro, o elétrico Wuling Hongguang EV (30.267) foi o 2º colocado. Com 27.434 unidades, o BYD Qin Plus conquistou um inédito 3º lugar. O Nissan Sylphy (26.102), versão local do Sentra que acaba de chegar ao Brasil, perdeu quase ¼ dos compradores do ano passado.
O top 5 foi completado pelo Tesla Model Y (25.526), outro a perder fôlego nos últimos doze meses. Com a 6ª posição do Dolphin (22.682) e a 8ª posição do Yuan Plus (20.279) – modelo já à venda no Brasil -, a BYD emplacou quatro dos oito modelos mais vendidos. Com 21.269 unidades e ocupando a 7ª posição, o Lavida foi o melhor VW na lista.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, esta é a pior posição já ocupada por um modelo da marca alemã. Com recorde de vendas, o GAC Aion S (16.827) entrou no top 10 pela 1ª vez. Fechando o pelotão de cima, o Haval H6 - outro modelo que está chegando ao mercado brasileiro – emplacou 16.489 unidades. Fora do top 20, o Toyota Corolla (12.899) perdeu mais de 40% de seus compradores de 2022.
POS. | MODELO | FEV.23 | % PART. 2023 | FEV.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD SONG PLUS | 37.153 | 1,9% | 24.534 | 1,4% | 51,4% |
2º | WULING HONGGUANG MINI EV | 30.267 | 1,5% | 22.110 | 1,3% | 36,9% |
3º | BYD QIN PLUS | 27.434 | 1,4% | 22.508 | 1,3% | 21,9% |
4º | NISSAN SYLPHY | 26.102 | 1,3% | 34.705 | 2,0% | -24,8% |
5º | TESLA MODEL Y | 25.526 | 1,3% | 32.403 | 1,9% | -21,2% |
6º | BYD DOLPHIN | 22.682 | 1,1% | 8.565 | 0,5% | 164,8% |
7º | VW LAVIDA | 21.269 | 1,1% | 32.037 | 1,8% | -33,6% |
8º | BYD YUAN PLUS* | 20.279 | 1,0% | - | - | - |
9º | GAC AION S* | 16.827 | 0,9% | - | - | - |
10º | HAVAL H6 | 16.489 | 0,8% | 19.620 | 1,1% | -16,0% |
11º | VW SAGITAR | 14.526 | 0,7% | 12.610 | 0,7% | 15,2% |
12º | BYD SONG PRO* | 14.439 | 0,7% | - | - | - |
13º | TOYOTA CAMRY | 14.401 | 0,7% | 13.670 | 0,8% | 5,3% |
14º | HONDA CR-V | 14.052 | 0,7% | 25.734 | 1,5% | -45,4% |
15º | CHANGAN CS75 | 13.410 | 0,7% | 13.615 | 0,8% | -1,5% |
16º | HONDA ACCORD | 13.218 | 0,7% | 16.588 | 1,0% | -20,3% |
17º | TOYOTA LEVIN | 13.200 | 0,7% | 10.286 | 0,6% | 28,3% |
18º | CHANGAN CS55 | 13.086 | 0,7% | 5.183 | 0,3% | 152,5% |
19º | GAC AION Y* | 12.996 | 0,7% | - | - | - |
20º | WULING HONGGUANG S* | 12.933 | 0,7% | - | - | - |
21º | TOYOTA COROLLA | 12.899 | 0,7% | 22.984 | 1,3% | -43,9% |
22º | GEELY EMGRAND | 12.347 | 0,6% | 12.934 | 0,7% | -4,5% |
23º | BYD HAN | 12.265 | 0,6% | 9.290 | 0,5% | 32,0% |
24º | AUDI A6 L | 12.167 | 0,6% | 10.170 | 0,6% | 19,6% |
25º | MERCEDES CLASSE E L | 12.153 | 0,6% | 11.102 | 0,6% | 9,5% |
26º | BYD TANG | 12.029 | 0,6% | 10.426 | 0,6% | 15,4% |
27º | MERCEDES CLASSE C L | 11.869 | 0,6% | 8.058 | 0,5% | 47,3% |
28º | GEELY BOYUE | 11.637 | 0,6% | 10.780 | 0,6% | 7,9% |
29º | VW MAGOTAN | 11.526 | 0,6% | 12.523 | 0,7% | -8,0% |
30º | HONGQI HS5* | 11.320 | 0,6% | - | - | - |
31º | HONDA CIVIC | 10.536 | 0,5% | 9.776 | 0,6% | 7,8% |
32º | VW PASSAT | 10.508 | 0,5% | 13.472 | 0,8% | -22,0% |
33º | VW BORA | 10.453 | 0,5% | 15.300 | 0,9% | -31,7% |
34º | GEELY XINGRUI | 10.095 | 0,5% | 6.001 | 0,3% | 68,2% |
35º | NISSAN QASHQAI | 9.704 | 0,5% | 15.615 | 0,9% | -37,9% |
36º | GEELY XINGYUE L* | 9.611 | 0,5% | - | - | - |
37º | BMW SÉRIE 5 L | 9.609 | 0,5% | 11.804 | 0,7% | -18,6% |
38º | TOYOTA WILDLANDER | 9.383 | 0,5% | 6.101 | 0,4% | 53,8% |
39º | CHANGAN LUMIN* | 9.105 | 0,5% | - | - | - |
40º | BMW SÉRIE 3 L | 8.868 | 0,4% | 12.271 | 0,7% | -27,7% |
41º | MERCEDES GLC | 8.808 | 0,4% | 11.944 | 0,7% | -26,3% |
42º | CHANGAN EADO | 8.732 | 0,4% | 10.186 | 0,6% | -14,3% |
43º | TOYOTA FRONT LANDER* | 8.613 | 0,4% | - | - | - |
44º | BMW X3 | 8.458 | 0,4% | 7.786 | 0,4% | 8,6% |
45º | CHANGAN UNI-V* | 8.445 | 0,4% | - | - | - |
46º | BUICK VERANO* | 8.443 | 0,4% | - | - | - |
47º | TESLA MODEL 3 | 8.397 | 0,4% | 24.112 | 1,4% | -65,2% |
48º | LI L8* | 8.192 | 0,4% | - | - | - |
49º | TOYOTA RAV4 | 8.156 | 0,4% | 15.029 | 0,9% | -45,7% |
50º | HONGQI H5* | 8.101 | 0,4% | - | - | - |
Observação: Números de fevereiro/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog