Sem concorrência direta pela posição de maior mercado automotivo mundial, a China comemorou mais um mês em alta. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes no país, em junho foram comercializados 2,622 milhões de veículos novos, quase 5% a mais em comparação com o mesmo período de 2022. Vale destacar, esse foi o 5º mês seguido em alta e o 4º com pelo menos 2 milhões de unidades registradas.
Negativo até março, o acumulado do 1º semestre chegou a 13,239 milhões de unidades, um avanço de praticamente 10% frente ao ano passado. Na disputa entre as montadoras, a BYD emplacou 220.600 unidades em junho, cresceu mais de 66% e chegou à sua 5ª liderança consecutiva – no ano, a vantagem da marca local já é superior a 115 mil unidades em relação à Volkswagen, que foi a preferida por 192.070 consumidores no mês passado.
Em baixa como a alemã, a Toyota (157.068) completou o pódio com quase 45 mil unidades à frente da arquirrival Honda (112.867). Oitava, a Tesla (74.212) ficou à frente das três maiores montadoras premium alemãs. Outrora presente entre as dez primeiras colocadas, a local Wuling (46.519) registrou a maior retração nos últimos doze meses (-27%).
POS. | MARCA | JUN.23 | % PART. 2023 | JUN.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD | 220.600 | 8,4% | 132.497 | 5,3% | 66,5% |
2º | VW | 192.070 | 7,3% | 230.201 | 9,2% | -16,6% |
3º | TOYOTA | 157.068 | 6,0% | 183.087 | 7,3% | -14,2% |
4º | HONDA | 112.867 | 4,3% | 139.564 | 5,6% | -19,1% |
5º | CHANGAN | 87.161 | 3,3% | 86.384 | 3,5% | 0,9% |
6º | GEELY | 82.631 | 3,2% | 72.905 | 2,9% | 13,3% |
7º | GAC | 80.432 | 3,1% | 52.859 | 2,1% | 52,2% |
8º | TESLA | 74.212 | 2,8% | 77.938 | 3,1% | -4,8% |
9º | AUDI | 66.552 | 2,5% | 74.946 | 3,0% | -11,2% |
10º | MERCEDES-BENZ | 60.864 | 2,3% | 57.600 | 2,3% | 5,7% |
11º | NISSAN | 59.096 | 2,3% | 81.166 | 3,2% | -27,2% |
12º | BMW | 59.038 | 2,3% | 58.394 | 2,3% | 1,1% |
13º | WULING | 46.519 | 1,8% | 64.111 | 2,6% | -27,4% |
14º | BUICK | 46.008 | 1,8% | 57.007 | 2,3% | -19,3% |
15º | HAVAL | 41.854 | 1,6% | 43.061 | 1,7% | -2,8% |
16º | CHERY | 40.139 | 1,5% | 41.744 | 1,7% | -3,8% |
17º | LI* | 32.575 | 1,2% | - | - | - |
18º | HONGQI | 28.628 | 1,1% | 26.133 | 1,0% | 9,5% |
19º | COS* | 21.102 | 0,8% | - | - | - |
20º | HYUNDAI* | 20.017 | 0,8% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.622.000 | 100,0% | 2.502.000 | 100,0% | 4,8% | |
ACUMULADO | 13.239.000 | 100,0% | 12.057.000 | 100,0% | 9,8% |
Presente no topo do ranking pela 2ª vez no ano – a outra foi em março -, o Tesla Model Y assumiu a liderança no acumulado do semestre com as 51.471 unidades comercializadas. Nº 1 até o mês passado, o BYD Qin Plus (38.197) desta vez caiu para o 2º lugar. O pódio foi completado por um Nissan Sylphy (29.638) – versão local do Sentra – em forte retração (-35%).
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Ofuscados pelos SUVs e crossovers em muitos mercados, os sedãs seguem fortes na China: além do Nissan, outros cinco modelos garantiram presença no top 10, com o VW Sagitar (26.618) registrando o maior crescimento no pelotão de cima (+94%). Com 24.036 unidades, o Toyota Camry apareceu pela 1ª vez no ano entre os dez primeiros.
Líder entre as marcas, a BYD garantiu cinco modelos no top 10: além do Qin Plus, o Song Plus (27.041) foi o 5º, o Dolphin (26.408) – recém-lançado no Brasil – foi o 7º, o Han (25.010) garantiu a 8ª posição e o Yuan Plus (23.546) completou a lista. Vale destacar, essa foi a 6ª aparição seguida do Dolphin entre os primeiros colocados.
Previsto para chegar por aqui no ano que vem, o compacto BYD Seagull (16.560) registrou seu recorde de vendas. Mesmo ainda vendido na geração anterior, o Mercedes-Benz Classe E (16.400) cresceu mais de 30%. Novamente fora do top 20, o Haval H6 (14.309) perdeu quase 1/3 de seus compradores. 11º em maio, o Wuling Hongguang Mini EV (13.763) despencou para o 40º lugar.
POS. | MODELO | JUN.23 | % PART. 2023 | JUN.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | TESLA MODEL Y | 51.471 | 2,0% | 52.150 | 2,1% | -1,3% |
2º | BYD QIN PLUS | 38.197 | 1,5% | 23.169 | 0,9% | 64,9% |
3º | NISSAN SYLPHY | 29.638 | 1,1% | 45.767 | 1,8% | -35,2% |
4º | VW LAVIDA | 27.287 | 1,0% | 31.485 | 1,3% | -13,3% |
5º | BYD SONG PLUS | 27.041 | 1,0% | 31.787 | 1,3% | -14,9% |
6º | VW SAGITAR | 26.618 | 1,0% | 13.710 | 0,5% | 94,2% |
7º | BYD DOLPHIN* | 26.408 | 1,0% | - | - | - |
8º | BYD HAN | 25.010 | 1,0% | 25.209 | 1,0% | -0,8% |
9º | TOYOTA CAMRY | 24.036 | 0,9% | 22.651 | 0,9% | 6,1% |
10º | BYD YUAN PLUS | 23.546 | 0,9% | 16.553 | 0,7% | 42,2% |
11º | TESLA MODEL 3 | 22.741 | 0,9% | 25.788 | 1,0% | -11,8% |
12º | GAC AION S* | 22.487 | 0,9% | - | - | - |
13º | CHANGAN CS75 | 21.725 | 0,8% | 19.686 | 0,8% | 10,4% |
14º | BYD SONG PRO* | 21.096 | 0,8% | - | - | - |
15º | GAC AION Y | 20.583 | 0,8% | 11.801 | 0,5% | 74,4% |
16º | HONDA INTEGRA* | 19.208 | 0,7% | - | - | - |
17º | CHANGAN EADO | 18.628 | 0,7% | 13.634 | 0,5% | 36,6% |
18º | HONDA CR-V | 18.249 | 0,7% | 24.326 | 1,0% | -25,0% |
19º | TOYOTA COROLLA | 17.842 | 0,7% | 33.557 | 1,3% | -46,8% |
20º | VW PASSAT | 17.758 | 0,7% | 15.819 | 0,6% | 12,3% |
21º | VW MAGOTAN | 17.036 | 0,6% | 20.384 | 0,8% | -16,4% |
22º | TOYOTA FRONT LANDER* | 16.875 | 0,6% | - | - | - |
23º | BYD SEAGULL* | 16.560 | 0,6% | - | - | - |
24º | MERCEDES CLASSE E L | 16.400 | 0,6% | 12.259 | 0,5% | 33,8% |
25º | GEELY BOYUE | 16.303 | 0,6% | 12.822 | 0,5% | 27,1% |
26º | TOYOTA RAV4 | 16.132 | 0,6% | 16.891 | 0,7% | -4,5% |
27º | AUDI A6 L | 15.871 | 0,6% | 12.271 | 0,5% | 29,3% |
28º | AUDI A4 L | 15.589 | 0,6% | 19.300 | 0,8% | -19,2% |
29º | BMW SÉRIE 3 L | 15.506 | 0,6% | 18.376 | 0,7% | -15,6% |
30º | TOYOTA WILDLANDER | 15.049 | 0,6% | 12.288 | 0,5% | 22,5% |
31º | HONDA BREEZE | 14.793 | 0,6% | 12.894 | 0,5% | 14,7% |
32º | AUDI Q5 L | 14.339 | 0,5% | 17.706 | 0,7% | -19,0% |
33º | VW BORA | 14.332 | 0,5% | 28.217 | 1,1% | -49,2% |
34º | HAVAL H6 | 14.309 | 0,5% | 21.040 | 0,8% | -32,0% |
35º | VW TIGUAN L | 14.298 | 0,5% | 13.741 | 0,5% | 4,1% |
36º | MERCEDES CLASSE C L | 14.200 | 0,5% | 18.769 | 0,8% | -24,3% |
37º | HAVAL BIG DOG* | 14.049 | 0,5% | - | - | - |
38º | CHANGAN UNI-V* | 13.827 | 0,5% | - | - | - |
39º | VW TAYRON | 13.808 | 0,5% | 14.814 | 0,6% | -6,8% |
40º | WULING HONGGUANG MINI EV | 13.763 | 0,5% | 39.798 | 1,6% | -65,4% |
41º | BYD TANG* | 13.402 | 0,5% | - | - | - |
42º | GEELY XINGYUE L | 13.222 | 0,5% | 12.099 | 0,5% | 9,3% |
43º | LI L7* | 13.107 | 0,5% | - | - | - |
44º | TOYOTA COROLLA CROSS* | 12.953 | 0,5% | - | - | - |
45º | BUICK VERANO* | 12.576 | 0,5% | - | - | - |
46º | CHEVROLET MONZA* | 12.268 | 0,5% | - | - | - |
47º | HONDA CIVIC | 12.190 | 0,5% | 15.167 | 0,6% | -19,6% |
48º | WULING BINGO* | 12.176 | 0,5% | - | - | - |
49º | GEELY EMGRAND | 11.660 | 0,4% | 11.442 | 0,5% | 1,9% |
50º | TOYOTA LEVIN | 11.567 | 0,4% | 16.681 | 0,7% | -30,7% |
Observação: Números de junho/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
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Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog