Um dos carros mais velhos à venda na Europa, o Fiat Panda está nas concessionárias desde 2011. O modelo de entrada da fabricante finalmente receberá uma nova geração em 2024, com apresentação confirmada para 11 de julho, quando a Fiat comemorará seu aniversário de 125 anos. Enquanto isso, resolvemos antecipar o visual do primo europeu do Uno em uma projeção.
Tenha em mente que a própria Fiat já antecipou a quarta geração do subcompacto com o conceito Centoventi. No entanto, o protótipo já tem quatro anos, tendo sido apresentado em março de 2019, durante o Salão de Genebra (Suíça). Ainda não sabemos o quanto do design do conceito será levado para o novo Panda, ou se até mesmo apostará em uma identidade totalmente inédita.
Seja como for, nosso colegas do Motor1.com Itália dizem que a Fiat pretende fazer com que o novo Panda seja significamente maior, com cerca de 4 metros de comprimento. Como comparação, o modelo atual tem 3,7 m de comprimento. Mesmo com as dimensões maiores, a nova geração do subcompacto continuará a ser o menor modelo da empresa, abaixo do recém-apresentado 600.
Para reduzir os custos, o novo Panda será feito com a mesma plataforma e-CMP2 que estará no novo 600, além de ser utilizado também pelo Jeep Avenger. A Fiat deve lançar o carro dando destaque para uma versão elétrica, mas também deve contar com uma opção com motor a combustão, combinado a um sistema híbrido-leve de 48V. Esta mecânica já existe no Avenger, usando um 1.2 turbo de três cilindros.
O Panda totalmente elétrico está sendo dsenvolvido para ser bem barato, como disse o CEO da Fiat, Olivier François, afirmando que deve custar menos de 25 mil euros (R$ 135 mil na conversão direta). Isto fará com que seja uma opção bem interessante para a Europa, concorrendo diretamente com o Dacia Spring, a versão europeia do Renault Kwid E-Tech. Enquanto o Centoventi foi apresentado com uma tecnologia que permitia trocar a bateria, o Panda não deve usar este sistema, já que o objetivo é que seja um modelo bem barato.
Há chances do novo Panda chegar ao Brasil? No início do ano, François disse que uma das maneiras de melhorar a rentabilidade da Fiat seria unificar as linhas na Europa e no Brasil, começando em 2024. Com esta declaração do chefão da marca, há uma possibilidade de que o Panda vire uma opção para o nosso mercado, desempenhando o papel que o Uno tinha como um modelo de entrada. Porém, até o momento, a fabricante não comenta sobre sua próxima linha de veículos.
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