Projeção: Uno europeu, novo Fiat Panda estreará em 2024 e será elétrico
Um dos carros mais baratos da Europa, subcompacto ficará maior e mais moderno
Um dos carros mais velhos à venda na Europa, o Fiat Panda está nas concessionárias desde 2011. O modelo de entrada da fabricante finalmente receberá uma nova geração em 2024, com apresentação confirmada para 11 de julho, quando a Fiat comemorará seu aniversário de 125 anos. Enquanto isso, resolvemos antecipar o visual do primo europeu do Uno em uma projeção.
Tenha em mente que a própria Fiat já antecipou a quarta geração do subcompacto com o conceito Centoventi. No entanto, o protótipo já tem quatro anos, tendo sido apresentado em março de 2019, durante o Salão de Genebra (Suíça). Ainda não sabemos o quanto do design do conceito será levado para o novo Panda, ou se até mesmo apostará em uma identidade totalmente inédita.
Fiat Panda 2024 - Projeção
Seja como for, nosso colegas do Motor1.com Itália dizem que a Fiat pretende fazer com que o novo Panda seja significamente maior, com cerca de 4 metros de comprimento. Como comparação, o modelo atual tem 3,7 m de comprimento. Mesmo com as dimensões maiores, a nova geração do subcompacto continuará a ser o menor modelo da empresa, abaixo do recém-apresentado 600.
Para reduzir os custos, o novo Panda será feito com a mesma plataforma e-CMP2 que estará no novo 600, além de ser utilizado também pelo Jeep Avenger. A Fiat deve lançar o carro dando destaque para uma versão elétrica, mas também deve contar com uma opção com motor a combustão, combinado a um sistema híbrido-leve de 48V. Esta mecânica já existe no Avenger, usando um 1.2 turbo de três cilindros.
O Panda totalmente elétrico está sendo dsenvolvido para ser bem barato, como disse o CEO da Fiat, Olivier François, afirmando que deve custar menos de 25 mil euros (R$ 135 mil na conversão direta). Isto fará com que seja uma opção bem interessante para a Europa, concorrendo diretamente com o Dacia Spring, a versão europeia do Renault Kwid E-Tech. Enquanto o Centoventi foi apresentado com uma tecnologia que permitia trocar a bateria, o Panda não deve usar este sistema, já que o objetivo é que seja um modelo bem barato.
Há chances do novo Panda chegar ao Brasil? No início do ano, François disse que uma das maneiras de melhorar a rentabilidade da Fiat seria unificar as linhas na Europa e no Brasil, começando em 2024. Com esta declaração do chefão da marca, há uma possibilidade de que o Panda vire uma opção para o nosso mercado, desempenhando o papel que o Uno tinha como um modelo de entrada. Porém, até o momento, a fabricante não comenta sobre sua próxima linha de veículos.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Galeria: Fiat Concept Centoventi
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Fiat Panda, primo do Uno, terá produção suspensa diante das baixas vendas
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Stellantis cogita vender Fiat Grande Panda 2025 nos Estados Unidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Uno Mille? Fiat Grande Panda 2025 é flagrado na versão básica