Uma das novidades da linha 2024 da Fiat Strada foi o fim da oferta do motor 1.4 Fire Evo, até então usado pela versão de entrada Endurance Cabine Simples. Na ocasião, até a fabricante comentou que seria o fim do propulsor, mas não é bem assim, pois seguirá sendo utilizado pelo Fiat Fiorino e pela versão da Peugeot, Partner Rapid.

Motor1.com questionou os executivos da Fiat após a apresentação da Strada 2024 para entender se o motor 1.4 Fire Evo realmente teria sua produção necerrada e se o Fiorino teria uma mudança para o 1.3 Firefly, como aconteceu com a picape compacta. A equipe da fabricante esclareceu que nada mudará na linha do furgão neste momento e que a produção do 1.4 Fire Evo em Betim (MG) seguirá acontecendo, embora não tenham revelado por quanto tempo.

Este 1.4 Fire Evo é um dos motores mais antigos ainda em produção, lançado em 2010 com atualizações sobre o anterior (por isso o sobrenome “Evo” de evolução). Passou por vários carros como Punto, Mille, Uno, Grand Siena, Weekend, Doblo, Palio e até mesmo uma versão do 500 (bem controversa por sinal). Na época do lançamento da Strada atual, a fabricante disse que manteve este motor por conta da sua confiabilidade, robustez e quantidade de peças disponíveis para manutenção.

Assim, o Fiorino seguirá com o 1.4 Fire Evo por mais um tempo, ao menos até que as normas de emissões sejam endurecidas novamente e forcem uma mudança, Existia uma expectativa pela troca de motor quando o furgão foi reestilizado em 2022, com rumores de usar o 1.3 Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm, por ser um propulsor mais moderno.

Não é bem uma surpresa ver a Fiat continuar a produzir um motor apenas para atender um carro. O subcompacto Mobi passa pela mesma coisa, sendo o único modelo a ainda ser equipado com o 1.0 Fire Evo, mesmo que tenha sido equipado anteriormente com o 1.0 Firefly.


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