Após apresentação inicial realizada em meados de julho, a Hyundai finalmente oficializa nesta quinta-feira (10) todos os detalhes a respeito do novíssimo Santa Fe 2024. De design polêmico e linhas bastante retilíneas, a nova geração representa ruptura total com a linhagem anterior e aposta alto na oferta de espaço e tecnologia. As vendas serão iniciadas neste mês na Coreia do Sul e em outros mercados a partir de 2024.
No visual, os faróis e as lanternas de LED com formato de "H" chamam bastante atenção. A localização das lanternas, inclusive, foi proposital para deixar a tampa do porta-malas com a maior largura possível, de modo a criar um efeito do tipo "terraço ao ar livre" no bagageiro. A Hyundai diz que é possível até mesmo colocar uma mesa de piquenique.
Na comparação com a geração anterior, o Santa Fe 2024 teve entre-eixos ampliado de 2.765 mm para 2.815 mm e comprimento espichado de 4.785 mm para 4.830 mm. A largura 1.900 mm é a mesma nas duas linhagens, enquanto a altura varia de 1.720 mm a 1.780 mm, dependendo do rack de teto. O tamanho padrão das rodas é de 18, 20 ou 21 polegadas, ao passo que o peso total oscila entre 2.060 e 2.295 kg, dependendo da versão.
Na cabine, a Hyundai diz que há muito mais espaço. O vão para as pernas na segunda fileira aumentou em 35 mm para 1.075 mm, na terceira fileira em 15 mm para um total de 761 mm. O espaço em altura na terceira fileira aumentou em 69 mm, chegando a 958 mm. Os assentos da segunda e terceira fileiras na posição dobrada formam um piso plano e acomodam duas camas, diz a marca.
Opcionalmente, as fileiras do meio podem acomodar duas poltronas individuais com comandos eletrônicos no lugar do banco tradicional de três lugares. O volume do porta-malas no método VDA varia de 725 a 1.275 litros, dependendo do número de assentos.
O painel de linhas retilíneas, combinando com o exterior, tem quadro de instrumentos e sistema multimídia agrupados em duas telas de 12,3 polegadas. O sistema de ar-condicionado conta ainda com uma tela separada sensível ao toque de 6,6 polegadas. Há também botões rotativos tradicionais para ajustar a temperatura. Destaque ainda para o console central de dois andares, cuja parte superior oferece de carregamento sem fio para dois smartphones.
A Hyundai diz ainda que há dois porta-luvas, sendo o superior equipado com desinfetante ultravioleta para esterilizar pertences pessoais. Além disso, todo o acabamento é feito de materiais ecologicamente corretos, incluindo uso de plásticos recicláveis.
Sob o capô, o motor 2.5T GDI a gasolina da família Theta III entrega 281 cv de potência e 43 kgfm de torque. O câmbio neste caso é DCT de 8 velocidades e dupla embreagem. Na versão aspirada, o mesmo propulsor desenvolve 194 cv e 25 kgfm de força, sendo ligado ao câmbio automático tradicional de 8 marchas. A versão mais potente acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge velocidade máxima de 210 km/h.
Outra opção são as versões híbridas. Ambas combinam motor 1.6T GDI Gamma III com propulsores a gasolina. A primeira, do tipo híbrido pleno, produz 180 cv e a segunda, do tipo plug-in (PHEV) entrega 160 cv. A potência combinada no último caso é de 271 cv. A transmissão é sempre automática de 6 velocidades. A aceleração é feita em 9,5 segundos.
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