Tesla deixa Sandero e SUV da VW para trás em vendas na Europa; veja a lista
Model Y foi o preferido dos europeus no primeiro semestre, seguido pelo hatch da Dacia e por T-Roc
Com alta de 18% nos emplacamentos registrados em junho, o primeiro semestre do ano terminou com saldo positivo para a indústria automobilística europeia. A comparação com os seis primeiros meses de 2022 mostra um crescimento importante, possibilitado também pela atenuação gradual da crise dos semicondutores por lá.
No entanto, a comparação com o período pré-pandêmico continua negativa: enquanto 6,56 milhões de carros foram vendidos em todo o continente nos primeiros seis meses de 2023, contra 8,69 milhões foram vendidos em 2019. De acordo com dados da consultoria JATO Dynamics, o Tesla Model Y está impulsionando o mercado. O modelo elétrico já conseguiu superar "queridinhos" de lá como o Dacia Sandero e o Volkswagen T-Roc.
Telsa Model Y
Dacia Sandero
Volkswagen T-Roc
Tesla Model Y domina
No primeiro semestre de 2023, foram vendidas 136.564 unidades do Model Y , o que representa cerca de 13.000 unidades a mais que o segundo colocado, o Dacia Sandero, enquanto o Volkswagen T-Roc, SUV que a VW não vende no Brasil, completou o pódio com mais de 111.000 unidades. Também no top 10 está o Fiat/Abarth 500, com mais de 90.000 unidades comercializadas no período. O Duster fechou o Top10, sendo a Dacia a única marca a ter dois representantes entre os 10 mais vendidos.
Ampliando nossa visão dos 25 carros mais emplacados por lá, também devemos mencionar o aumento de vendas do Skoda Octavia (82.297 exemplares e +77% em relação a 2022) e do Volkswagen Tiguan (74.288 modelos e +54%). Esses números, no entanto, são pequenos em comparação com o crescimento do Tesla Model Y, que vendeu 204% a mais que no primeiro semestre de 2022.
O crossover americano é o mais vendido na Dinamarca, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça, com a montadora dos EUA agora detendo 2,82% de participação de mercado em comparação com 1,53% no primeiro semestre de 2022.
Os 25 carros mais vendidos da Europa no 1º semestre de 2023
Posição | Modelo | Unidades vendidas em 2023 | Desempenho sobre 2022 |
1 | Tesla Modelo Y | 136.564 | +204% |
2 | Dacia Sandero | 123.408 | +27% |
3 | Volkswagen T-Roc | 111.692 | +29% |
4 | Peugeot 208 | 105.699 | -4% |
5 | Opel Corsa | 105.637 | +19% |
6 | Renault Clio | 100.298 | +44% |
7 | Toyota Yaris Cross | 96.214 | +48% |
8 | Fiat/Abarth 500 | 90.464 | +6% |
9 | Volkswagen Golf | 88.574 | -1% |
10 | Dacia Duster | 86.872 | +18% |
11 | Toyota Yaris | 84.489 | +8% |
12 | Peugeot 2008 | 83.993 | +14% |
13 | Hyundai Tucson | 82.798 | +7% |
14 | Skoda Octavia | 82.297 | +77% |
15 | Renault Captur | 77.634 | +8% |
16 | Kia Sportage | 77.379 | +14% |
17 | Ford Puma | 77.346 | +5% |
18 | Volkswagen Tiguan | 74.288 | +54% |
19 | Nissan Qashqai | 73.441 | +33% |
20 | Citroën C3 | 68.313 | -7% |
21 | Volkswagen Polo | 64.970 | +13% |
22 | Toyota Corolla | 62.116 | -14% |
23 | Fiat Panda | 61.280 | -12% |
24 | Ford Kuga | 61.246 | 0% |
25 | Audi A3 | 60.711 | +15% |
Ranking das marcas
Analisando as marcas individualmente, a medalha de ouro para os primeiros seis meses do ano vai para a Volkswagen, que cresceu 23% em relação a 2022, distanciando-se claramente da Toyota em quase 300.000 unidades. O restante da classificação tem números menores, com a Audi na terceira posição (374.435 unidades), seguida por Peugeot, Mercedes, BMW e Renault, todas com menos de 7.000 carros de diferença entre elas.
Números importantes também para a Skoda e a Dacia, marcas de baixo custo de Volkswagen e Renault respectivamente, com aumento de 31% e 30%. Enquanto isso, a Tesla está em 16º lugar, com 185.238 registros e um aumentos de 117%. A MG (+128%) também se saiu muito bem, assim como a Cupra e a Mazda.
As 25 marcas mais vendidos por lá no 1º semestre de 2023
Posição | Modelo | Unidades vendidas em 2023 | Desempenho sobre 2022 |
1 | Volkswagen | 694.176 | +23% |
2 | Toyota | 417.220 | +11% |
3 | Audi | 374.435 | +26% |
4 | Peugeot | 356.135 | +7% |
5 | Mercedes | 353.822 | +13% |
6 | BMW | 352.931 | +10% |
7 | Renault | 349.770 | +19% |
8 | Skoda | 339.382 | +31% |
9 | Ford | 293.020 | +7% |
10 | Dacia | 291.940 | +30% |
11 | Kia | 287.775 | +3% |
12 | Hyundai | 268.083 | +3% |
13 | Opel | 240.917 | +6% |
14 | Fiat | 196.901 | -3% |
15 | Citroën | 195.670 | -1% |
16 | Tesla | 185.238 | +117% |
17 | Nissan | 147.822 | +27% |
18 | Volvo | 143.843 | +21% |
19 | Seat | 133.126 | +10% |
20 | MG | 104.293 | +128% |
21 | Cupra | 93.177 | +46% |
22 | Mazda | 92.733 | +43% |
23 | MINI | 91.660 | +10% |
24 | Suzuki | 90.469 | +38% |
25 | Jeep | 63.928 |
+11% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Querido Papai Noel: qual carro pedimos para este Natal?
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia