Porsche 911 terá motor a combustão “enquanto for possível”
Marca diz que cupê esportivo será seu último carro a tornar-se 100% elétrico
Praticamente todos os carros da Porsche estão caminhando para um futuro elétrico. A meta da fabricante é que até 80% das suas vendas no final da década sejam de veículos elétricos, mas e quanto aos 20% restantes? Aparentemente, a empresa de Stuttgart quer que seja o 911, afirmando que o cupê esportivo será o último carro a perder o motor a combustão em seu portfólio.
Não é a primeira vez que escutamos os planos da Porsche de manter o 911 longe do segmento dos elétricos por um tempo. Enquanto não existe um cronograma sobre quando o cupê deixará de lado o motor a combustão, parece que isso não vai acontecer antes de 2030. Karl Dums, líder de e-fuels da Porsche, conversou com a agência Reuters e confirmou que o 911 será o sobrevivente da transição para a era elétrica e que a fabricante irá esperar o máximo possível antes de criar um 911 elétrico.
“Nossa estratégia em primeiro lugar é mudar para a mobilidade elétrica e... iremos produzir o 911 com motor a combustão “por quanto tempo for possível”, disse Dums à Reuters. Embora o esportivo seja apenas cerca de 13% das vendas da Porsche, ainda é um dos produtos mais importantes da fabricante em termos de imagem, marketing e posicionamento – afinal, é o carro mais icônico da marca. Todos os outros veículos da Porsche serão transformados em elétricos antes do 911.
O primeiro carro desta nova era de elétricos da Porsche será o Macan. O SUV elétrico será montado com a plataforma PPE desenvolvida em parceria com a Audi, contando com uma arquitetura elétrica de 800 volts e capacidade de recargas a uma potência de até 350 kW. Este modelo está programado para iniciar as vendas no ano que vem e irá conviver com o Macan atual, que seguirá como a opção com motor a combustão por mais alguns anos.
A nova geração do 718 Boxster em testes
Cerca de um ano depois, em algum momento de 2025, a Porsche irá revelar a nova geração do 718 Boxster, agora totalmente elétrico e que já roda em testes. Espera-se que seja oferecido com apenas um motor elétrico, posicionado no eixo traseiro para que tenha somente tração traseira. Ao menos em um primeiro momento, pois existem rumores sobre uma variante de tração integral e dois motores para um outro momento. Como sempre, o conversível será acompanhado pelo Cayman com teto fixo e a dupla não terá absolutamente nada dos modelos atuais.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada