Volkswagen lança Nivus 2024 mais barato, mas com poucas mudanças
SUV de entrada da marca passou por trocas pontuais de equipamentos e melhoria de acabamento em uma das configurações
Sem muito alarde, o site da Volkswagen do Brasil já está exibindo uma novidade para o Nivus. O SUV de entrada da marca já chegou à linha 2024. A empresa não comunicou oficialmente as alterações, mas a página do carro já mostra o que foi alterado no modelo. Mecânica e a estrutura de versões permaneceram as mesmas, porém.
Enquanto ainda estava na linha 2023, o Volkswagen Nivus tinha passado por um reajuste nos preços na primeira metade de julho. A versão Comfortline de entrada passou então R$ 127.390 para R$ 129.190, após um reajuste de R$ 1.800. Este novo valor foi mantido na linha 2024. Indo para a versão mais completa do utilitário esportivo com cara de cupê da marca, a Highline, seu valor no site da empresa agora é de R$ 145.990, R$ 900 a menos que os R$ 146.890 cobrados no último reajuste, quando a configuração tinha ficado R$ 3.200 mais cara.
Cabine do VW Nivus Highline 2024
O reflexo das pequenas mudanças no preço refletiram nas alterações de equipamentos, com o Nivus Comfortline 2024 perdendo a tomada USB-C para o banco traseiro. Já para o Nivus Highline, que ficou marginalmente mais em conta, as maçanetas externas perderam os sensores de contato que funcionavam em conjunto com a chave presencial. Elas passam a ter botões convencionais que precisam ser acionados para destravarem as portas.
Por outro lado, seguindo o que foi visto nos novos Polo e Virtus, o Volkswagen Nivus 2024 passou por uma melhoria de acabamento na cabine. Ainda que apenas para a versão Highline, o painel do Nivus ganhou um acabamento de vinil com imitação de costuras e materiais melhores também para os painéis de porta.
O restante foi mantido para o Volkswagen Nivus 2024, que é construído sobre a plataforma modular MQB-A0 dos irmãos Polo e Virtus. O SUV ainda traz de série 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), faróis em LED com luz de condução diurna em LED integrada, lanternas traseiras em LED, volante multifuncional de couro com "shift-paddles", entre outros. Recentemente, ganhou também controle de cruzeiro adaptativo e Start-Stop.
Interior do novo Volkswagen Nivus Highline 2024
Sob o capô, o conhecido motor 1.0 turbo flex com injeção direta de combustível é utilizado na configuração 200 TSI, amplamente empregado na plataforma MQB-A0. Ele é capaz de entregar até 128 cv e 20,4 kgfm, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. Ao todo, o Nivus mede 4,26 metros de comprimento, 2,56 m de entre-eixos (mesma medida do Polo), 1,49 m de altura e tem 415 litros de espaço para bagagens no porta-malas.
Desde que foi apresentado, em junho de 2020, o Nivus já teve mais de 120 mil unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Além do Brasil, o modelo é exportado para aproximadamente 15 países nas Américas Central e Sul. Já para Europa é produzido na Espanha e vendido como Taigo.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Flagra: Nivus GTS aparece dentro da fábrica da VW
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Primeiras Impressões: como é o VW Nivus Comfortline 2025
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
VW Nivus 2025: peça improvável aumentou a velocidade máxima