Falando com investidores durante uma reunião realizada em Gaydon (ING), o CEO da JLR, Adrian Mardell, foi brutalmente honesto com o estado atual da Jaguar. Ele admitiu que decisões anteriores prejudicaram a empresa, pois a tentativa de criar uma BMW britânica atraindo o maior número possível de compradores de carros de luxo não teve sucesso. Fazer isso rebaixou a montadora à "mediocridade"
Isso também teria esvaziado o valor de marca da Jaguar. No entanto, existe um grande plano para revitalizar a marca, que é uma das empresas dentro do conglomerado indiano Tata. Como você provavelmente já deve ter ouvido, a Jaguar será empurrada para o mercado de luxo para competir com nomes como Porsche, Bentley e Maybach.
Jaguar I-Pace
Ela se reinventará como uma marca puramente elétrica com produtos de menor volume e maior margem. Os veículos daqui para frente terão designs que dividem opiniões, como disse Adrian Mardell "não nos preocuparemos em ser amados por todos". Ele ainda disse que tentar agradar a todos é "prego no caixão" e é o que causou os infortúnios da Jaguar nos últimos tempos.
Você não encontrará esses novos elétricos em todas as concessionárias da JLR (novo nome adotado pelo antigo grupo Jaguar-Land Rover), mas há planos de vender os carros em "butiques" reservadas exclusivamente para produtos Jaguar. A América do Norte é projetada para ser um mercado chave para o ressurgimento da marca. Mardell aponta que a empresa "foi incrivelmente bem-sucedida na América do Norte há 25 anos", mas isso mudou por causa dos "compromissos e das decisões que tomamos".
Mardell continuou sendo honesto e justificou o foco no mercado estadunidense de maneira bem simples: "Só nos EUA, existem 20 milhões de milionários. Assim, um modelo com menor volume e com os valores posicionados em patamares mais elevados é absolutamente a estratégia correta para a Jaguar atualmente".
No que diz respeito aos novos modelos, a Jaguar está desenvolvendo uma plataforma batizada de JEA que servirá de base para os três primeiros elétricos da marca nesta nova fase. O primeiro será um GT de quatro portas com uma autonomia de 700 km e um preço inicial estimado de quase US$ 130.000 (R$ 617 mil). A marca está prometendo que este novo elétrico será mais potente que qualquer outro modelo a combustão na história da empresa.
O modelo misterioso será montado em Solihull, em West Midlands, Reino Unido. Detalhes adicionais sobre a novidade serão divulgadas ainda este ano, antes do lançamento em 2024 em mercados selecionados. As entregas aos clientes estão programadas para começar em 2025.
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