page ad skin

Novo Haval H5 dá pistas sobre inédito SUV rival do SW4 no Brasil

GWM lançará em 2024 no mercado brasileiro utilitário derivado de picape com produção em São Paulo

Novo Haval H5

O grupo GWM já confirmou que ampliará sua atuação no Brasil nos próximos anos para além dos modelos da marca Haval (focada em SUVs urbanos e híbridos). A promessa da empresa é trazer ao país utilitários das outras fabricantes que compõem o conglomerado e passar a explorar novos nichos, incluindo modelos mais robustos com proposta off-road e até picape média eletrificada.

Entre as novidades anunciadas, destaque para inédito utilitário esportivo da marca Tank (especializada em SUVs grandes e com tração 4x4). O modelo ainda está em desenvolvimento na China e chegará ao Brasil em 2024. Embora detalhes sobre o projeto ainda estejam bem guardados, modelos lançados por outras marcas do grupo, como a própria Haval, fornecem pistas importantes sobre o novo carro.

Novo Haval H5

É o caso do Haval H5, que acaba de ser lançado no mercado chinês. Assim como o inédito modelo da Tank, é construído com carroceria sobre chassi e tem plataforma compartilhada com picape. O visual lembra até mesmo modelos da própria Tank, como o Tank 500, e já dá o tom das linhas do novo utilitário. Destaque para dianteira imponente e a carroceria com vincos bem marcados.

De grande porte e com ampla oferta de espaço, o H5 mede 5,19 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,83 m de altura, além de contar com distância entre-eixos de 3,14 metros. O porta-malas acomoda até 2.116 litros com os bancos rebatidos. O modelo da Tank poderá ser ligeiramente menor, uma vez que por aqui brigará com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport (modelos ao redor dos 4,80 ou 4,90 metros).

Novo Haval H5

Na China, o H5 tem motores 2.0 a gasolina com 197 ou 225 cv de potência e 2.0 turbodiesel com 166 cv. O sistema de tração é 4x4 e fornecido pela BorgWarner. Já o novo SUV da Tank será oferecido com conjunto mecânico híbrido. O trem-de-força ainda é desconhecido, mas promete entregar números animadores de consumo e emissões, além de ser um diferencial competitivo importante diante da concorrência.

Great Wall Poer

Picape Poer será rival de Hilux e Ranger

Para o Brasil, o inédito Tank terá produção concentrada em Iracemápolis (SP), na fábrica que foi adquirida da Mercedes-Benz. A previsão da empresa é iniciar operações em maio de 2024. Ao longo dos próximos 10 anos, a expectativa é investir R$ 10 bilhões. Além do SUV, a planta abrigará também a produção de inédita picape híbrida da marca Poer, que terá plataforma e diversos componente mecânicos em comum.

VEJA NO CANAL NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com