O grupo GWM já confirmou que ampliará sua atuação no Brasil nos próximos anos para além dos modelos da marca Haval (focada em SUVs urbanos e híbridos). A promessa da empresa é trazer ao país utilitários das outras fabricantes que compõem o conglomerado e passar a explorar novos nichos, incluindo modelos mais robustos com proposta off-road e até picape média eletrificada.
Entre as novidades anunciadas, destaque para inédito utilitário esportivo da marca Tank (especializada em SUVs grandes e com tração 4x4). O modelo ainda está em desenvolvimento na China e chegará ao Brasil em 2024. Embora detalhes sobre o projeto ainda estejam bem guardados, modelos lançados por outras marcas do grupo, como a própria Haval, fornecem pistas importantes sobre o novo carro.
É o caso do Haval H5, que acaba de ser lançado no mercado chinês. Assim como o inédito modelo da Tank, é construído com carroceria sobre chassi e tem plataforma compartilhada com picape. O visual lembra até mesmo modelos da própria Tank, como o Tank 500, e já dá o tom das linhas do novo utilitário. Destaque para dianteira imponente e a carroceria com vincos bem marcados.
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De grande porte e com ampla oferta de espaço, o H5 mede 5,19 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,83 m de altura, além de contar com distância entre-eixos de 3,14 metros. O porta-malas acomoda até 2.116 litros com os bancos rebatidos. O modelo da Tank poderá ser ligeiramente menor, uma vez que por aqui brigará com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport (modelos ao redor dos 4,80 ou 4,90 metros).
Na China, o H5 tem motores 2.0 a gasolina com 197 ou 225 cv de potência e 2.0 turbodiesel com 166 cv. O sistema de tração é 4x4 e fornecido pela BorgWarner. Já o novo SUV da Tank será oferecido com conjunto mecânico híbrido. O trem-de-força ainda é desconhecido, mas promete entregar números animadores de consumo e emissões, além de ser um diferencial competitivo importante diante da concorrência.
Picape Poer será rival de Hilux e Ranger
Para o Brasil, o inédito Tank terá produção concentrada em Iracemápolis (SP), na fábrica que foi adquirida da Mercedes-Benz. A previsão da empresa é iniciar operações em maio de 2024. Ao longo dos próximos 10 anos, a expectativa é investir R$ 10 bilhões. Além do SUV, a planta abrigará também a produção de inédita picape híbrida da marca Poer, que terá plataforma e diversos componente mecânicos em comum.
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