Atualmente o carro mais vendido do Brasil, o Volkswagen Polo estava com uma redução da produção marcada para começar em agosto, com um layoff na fábrica de Taubaté (SP), responsável pelo Polo Track. Porém, pela segunda vez, a fabricante anuncia que cancelou os planos e seguirá montando o hatchback normalmente, afirmando que decisão foi tomada por conta do “desempenho positivo”.
“Em razão do desempenho positivo do modelo Polo, a Volkswagen do Brasil decidiu ajustar as medidas de flexibilidade para a fábrica de Taubaté (SP), cancelando o layoff previsto para iniciar em 1º de agosto, com duração de 2 meses para um turno de produção, e aplicando férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade, iniciando em 31/7. A fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em layoff desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP – motores) estão operando normalmente. As ferramentas de flexibilização estão previstas em Acordo Coletivo firmado entre o Sindicato e colaboradores da Volkswagen”.
O layoff seria aplicado para um dos dois turnos da fábrica da Volkswagen em Taubaté. O complexo hoje monta somente o Polo Track, enquanto as demais versões do hatchback são montadas em São Bernardo do Campo. A adição desta configuração de entrada na linha deu um fôlego para o carro no momento certo, aproveitando os incentivos do governo para os carros abaixo de R$ 120 mil.
Em junho, o Polo fechou o mês com 9.949 unidades emplacadas, assumindo a liderança do mercado pela primeira vez. Vai repetir esta posição em julho, pois já contabiliza mais de 11 mil unidades emplacadas, o que são quase 2 mil unidades acima do Hyundai HB20, o segundo carro mais vendido. Também foi o suficiente para colocar o hatch na terceira colocação no acumulado do ano, com 48,8 mil unidades. Ainda está atrás do Chevrolet Onix (52,1 mil veículos) e da Fiat Strada (57,8 mil unidades).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop