Passados 10 dias de seu lançamento, a nova Triumph Speed 400 está causando um furor no mercado indiano. A moto teve preços anunciados partindo de 233 mil rúpias, o que dá menos de R$ 14 mil na conversão direta. Com um sinal de somente 2.000 rúpias (R$ 116) para a reserva, o público parece ter gostado da ideia de uma Triumph barata.
Relatos na Índia apontam que a moto já teria 10.000 unidades reservadas, o que dá uma média de 1.000 motos vendidas por dia. Em algumas concessionárias indianas da Triumph, a fila de espera já pode chegar a 3 ou 4 meses, dependendo da cidade. Vale lembrar que a Speed 400 é fruto de um desenvolvimento em parceria com a Bajaj, responsável por fazer as motos por lá.
Enquanto a Triumph do Brasil ainda não fez nenhuma declaração a respeito da venda da nova moto mais barata da marca por aqui, executivos da empresa britânica já afirmaram que a Speed 400 será montada na Índia, na Tailândia e no Brasil. Ou seja, a novidade não só será oferecida em nosso país, como também ser á produzida aqui. Os planos da marca incluem a exportação de kits CKD para montagem em outros países a partir de 2024.
A Triumph Speed 400 é equipada com um motor monocilíndrico de 398 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades. A Speed 400 usa um novo design híbrido de quadro de perímetro feito de aço tubular, juntamente com um subquadro traseiro aparafusado. A suspensão dianteira é composta por um garfo invertido com tubos de 43 mm que oferecem 140 mm de curso. A suspensão traseira consiste em um monoamortecedor de pré-carga ajustável com um reservatório externo.
Quanto aos freios, a Speed 400 recebe uma pinça radial de quatro pistões na frente com disco de freio de 300 mm. Na traseira, há uma única pinça flutuante e um disco de 230 mm. O ABS é de fábrica, assim como as linhas de freio de aço inoxidável trançadas. A Speed 400 usa rodas de liga leve de 17 polegadas de diâmetro, que vêm envoltas em pneus Metzeler Sportec M9RR de fábrica. Nas medidas, a nova Triumph Speed 400 tem 1.376 mm de entre-eixos. Tanque de combustível acomoda até 13 litros de combustível e o peso declarado é de 170 kg.
A nova moto mais barata da marca possui um acelerador eletrônico. Ele também vem com controle de tração desligável, bem como ABS dianteiro e traseiro, fornecidos pela Bosch. Um velocímetro analógico com uma tela LCD integrada faz a vez de painel de instrumentos na Speed 400, e você pode acessar sua funcionalidade por meio de um botão montado no guidão.
Há também uma porta de carregamento USB-C. Como a maioria das novas motos lançadas em 2023, Triumph Speed 400 vem com iluminação totalmente por lâmpadas de LED. Uma trava de direção e um imobilizador também vêm de série na Speed 400. A Triumph Speed 400 2024 será vendida na Índia em três opções de pintura: Carnival Red, Caspian Blue ou Phantom Black.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660