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Novo Citroën C3 recebe nota zero em teste de colisão do Latin NCAP

Com somente dois airbags e sem barra de proteção lateral, hatch decepciona no crash-test do Latin NCAP

Citroën C3 - Teste de colisão

O Latin NCAP, ONG que realiza testes de colisão para os carros vendidos na América Latina e Caribe, apresenta mais um resultado de crash-test, desta vez para um único modelo. E o escolhido da vez foi o novo Citroën C3, que zerou no teste de segurança sem receber uma única estrela e com notas bem baixas para a proteção de adultos e de crianças. É o terceiro modelo da Stellantis a zerar a prova, depois dos Fiat Argo e Cronos em 2021.

Não foi bem logo de começo, no teste de colisão frontal. A ONG afirma que o Citroën C3 mostrou uma proteção fraca na região do peito do motorista e um pouco melhor para o passageiro, apontando que isto pode ser uma consequência da falta de pré-tensionadores para cinto de segurança. Apesar da estrutura ter sido declarada como instável, a região das pernas recebeu uma avaliação “adequado”, a segunda melhor possível.

No caso da proteção para crianças, o resultado foi bom durante o teste de colisão, evitando que os manequins entrassem em contato com o inteiror do veículo. Porém, o Latin NCAP acusa que o ISOFIX não tem a marcação dentro dos requisitos e algumas das cadeirinhas não conseguiram ser instaladas corretamente. Também há o problema de não ter um interruptor para desligar o airbag dianteiro do lado do passageiro, impossibilitando o uso de uma cadeirinha na primeira fileira.

O impacto lateral foi um ponto bem polêmico, por conta do alto risco de abertura das portas após uma colisão. O vídeo mostra como elas chegaram bem perto de abrir por completo, o que levaria a uma nota zero neste quesito. Como só tem dois airbags dianteiros em todas as versões, não cumpre os requisitos para o crash-test contra poste.

O teste de efeito chicote foi outro problema, levando mais uma nota zero tanto por mostrar um resultado ruim quanto por não atender ao pré-requisito do impaco traseiro estrutural do banco. Na proteção para pedestres, mostrou um bom resultado na região do capô, mas perdeu pontos conforme o manequim se aproximava do para-brisa e também na região abaixo dos faróis. Foi aprovado no teste de controle de estabilidade.

Obviamente, o resultado levou a uma bronca do Latin NCAP, não só pelo desempenho do C3, como de outros modelos da marca que foram testados recentemente. O melhor colocado foi o Peugeot 208, que recebeu duas das cinco estrelas possíveis. Do outro lado, a Stellantis afirma “seu compromisso com a proteção veicular, desenvolvendo veículos modernos e alinhados com o segmento. Reafirma ainda que seus automóveis atendem todas as regulamentações vigentes.”

Se há algum ponto bom neste resultado, é o que o Citroën C3 saiu-se melhor do que os Fiat Argo e Cronos. O hatch francês obteve uma média de 31% para adultos, 12% para crianças, 50% na proteção de pedestres e 35% para sistemas de segurança. Já a dupla da Fiat recebeu 24%, 10%, 37% e 7%, respectivamente.


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