Ferrari KC23 só tem uma unidade e carroceria com paineis móveis
Versão única é baseada no 488 GT3, com um design exclusivo e motor V8 biturbo
A Ferrari está trabalhando sem parar. Faz apenas algumas semanas que a fabricante italiana apresentou o SF90 XX, uma versão extrema do SF90 e agora já mostra mais uma criação bem especial. Batizado como KC23, este modelo terá somente uma unidade, feito sob encomenda para um cliente não revelado. É baseado no 488 GT3 e foi feito para ser usado somente nas pistas de corrida, contando com elementos de alguns modelos como o Vision Gran Turismo e o 499P.
Para criar o KC23, a Ferrari pegou o 488 GT3 Evo e o modificou consideravelmente. Uma das grandes mudanças foi a adição de um sistema ativo de aerodinâmica capaz de mover os paineis laterais, abrindo e fechando algumas passagens de ar. Perdeu a pintura de corrida para receber uma pintura em dourado Mercury e um acabamento em alumínio, cortesia do metal líquido integrado na pintura de quatro camadas. Encomendado por um “cliente muito imaginativo, apaxionado e exigente”, o KC23 tem uma asa traseira gigante que pode ser removida.
Outra mudança foi a troca dos espelhos laterais por câmeras, para melhorar a visibilidade e também o fluxo de ar. Tem rodas de 18 polegadas com pneus slick, mostrando que foi feito para ser usado nos circuitos, mas o cliente também recebeu um conjunto de rodas de 21 polegadas na frente e 22 poelgadas na traseira, para deixá-lo mais bonito quando estiver guardado na garagem. São tantos detalhes que o KC23 levou mais de três anos para ser desenvolvido.
Embora o carro esteja único, a Ferrari destaca que o estilo do KC23 dá um vislumbre dos futuros modelos da marca. Enquanto o exterior tenha mudado completamente, a cabine ainda é bem espartana como no 488 GT3 Evo, usando dois bancos concha e uma série de botões para controlar diversas funções do carro. Sem falar da gaiola completa e do volante de corrida com 16 controles.
A Ferrari não falou nada sobre o motor 3.9 V8 biturbo, então não sabemos se terá a mesma especificação que no carro de corrida. No 488 GT3 Evo, lançado em 2020, o propulsor gera 600 cv a 7.000 rpm e 71,4 kgfm de torque a 6.000 rpm, embora estes números dependam da categoria em que vai correr.
VEJA NO CANAL
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nove em cada 10 Ferrari produzidas ainda estão em uso
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Essa sucata de Ferrari vale R$ 140 mil