Mitsubishi L200 Triton 2024 adotará nova plataforma e motor turbodiesel
Próxima geração da picape será revelada dia 26 de julho na Ásia
Confome vamos nos aproximando da apresentação oficial da nova geração da Mitsubishi L200 Triton, marcada para o dia 26 de julho, a fabricante japonesa vai revelando mais detalhes sobre a picape média. Desta vez, a empresa confirma que a caminhonete terá uma nova plataforma, ao invés de adotar a base da Nissan Frontier, mexendo em diversas características, inclusive a suspensão. O motor turbodiesel também teria seria novo.
De acordo com a fabricante, a nova Mitsubishi L200 Triton 2024 foi desenvolvida para entregar uma condução confortável e segura em todas as condições climáticas e em todos os tipos de solo. A arquitetura foi desenvolvida do zero, mantendo a construção com longarinas. Uma das alterações está no sistema de suspensão, adotando um sistema dupla A (também ocnhecido como double wishbone) na dianteira, enquanto a traseira utiliza feixe de molas. É bem diferente da suspensão de cinco braços que a Frontier utilizava.
Ainda sem confirmar a motorização, a empresa afirma que terá um novo motor turbodiesel de quatro cilindros, reduzindo as emissões por diminuir as perdas por fricção, também entregando mais performance. Algumas mídias na Ásia dizem que será uma evolução do 2.4 atual, conhecido como 4N15. O novo propulsor seria batizado como 4N16, mudando a cilindrada de 2,442 cc para 2,439. Já é utilizado pela Nissan na van Caravan, porém em uma configuração mais fraca que gera 132 cv e 37,7 kgfm – o 2.4 atual tem 190 cv e 43,9 kgfm.
Outra informação levantada na Ásia é que pode adotar uma transmissão automática de 7 marchas, imitando a Caravan. É uma caixa desenvolvida pela Jatco e poderia ajudar a nova L200 Triton a reduzir ainda mais as emissões.
No vídeo divulgado podemos ver mais alguns detalhes, principalmente da cabine. Terá uma central multimídia com tela flutuante, mantendo alguns botões físicos para controle do volume e outras funções. Trará um seletor de modo de condução no console central, junto com um botão giratório para o modo de tração.
O fato de ter uma nova plataforma confirma os rumores de que a Mitsubishi ficaria responsável pro desenvolver a picape pro completo e depois a Nissan aproveitaria para a próxima Frontier. Em algum momento, ainda dará origem à Renault Alaskan. Havia planos para uma versão híbrida, porém parece que foi deixado de lado para que a Mitsubishi foque em uma variante 100% elétrica para 2030.
A nova Mitsubishi L200 Triton 2024 será revelada na Tailândia no dia 26 de julho, fazendo sua estreia no mercado asiático ao longo do 2º semestre. No caso do Brasil, como a picape média é produzida em Catalão (GO), levará mais um tempo para que seja renovada, ficando para o ano que vem na melhor das hipóteses.
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