Preço médio dos carros dobrou em 6 anos; hoje saem por R$ 140 mil
Entre inflação e menor participação de carros de entrada, brasileiros estão pagando bem mais por um carro 0km em média
Quem está comprando um carro 0km já notou que os preços dispararam nos últimos anos, não é mais segredo para ninguém. A inflação desde a pandemia tornou os carros de entrada menos acessíveis. Vendendo menos, as montadoras optaram por focar em modelos de maior valor agregado. E isso se refletiu nos preços médios.
Um levantamento divulgado pela JATO Dynamics mostrou a evolução dos valores médios que os brasileiros estão pagando pelos carros novos. De acordo com o estudo, o preço médio pago por um veículo 0km no Brasil era de R$ 70.877,50 em 2017. Seis anos depois, considerando os valores de 2023 até maio, paga-se em média R$ 142.055,75 por um carro novo no Brasil. Entre 2017 e agora, o número dobrou.
O estudo da JATO Dynamics levantou os valores médios desde 2016. Naquele ano, pagava-se em média R$ 66.311,66 por um veículo novo no Brasil. Considerando o preço médio atual de hoje, comprar um carro 0km no mercado brasileiro está 114,24% mais caro. De acordo com o levantamento o maior salto nos valores aconteceu entre 2020 e 2021, bem no meio da pandemia. O preço médio saltou de R$ 86.385,64 para R$ 111.938,32, respectivamente, com um aumento de 29,6%.
Considerando os valores mensais de 2017 até maio de 2023, o maior aumento aconteceu entre março e abril de 2020. Foram 9,6% de inflação no preço médio pago nos carros em apenas um mês. Último mês antes das restrições de circulação da pandemia, março de 2020 registrou o emplacamento de 156.092 unidades a um preço médio de R$ 86.467,01, enquanto em abril de 2020 foram apenas 51.398 unidades comercializadas a um valor médio de R$ 94.740,78.
Descontos do governo tentaram reduzir os preços.
A Medida Provisória publicada pelo governo em 5 de junho visava reduzir os valores dos carros de entrada por meio de uma renúncia fiscal. Carros com preços de tabela de até R$ 120 mil ficaram então elegíveis para os descontos. Desde então, os dois carros mais baratos do Brasil, Fiat Mobi Like e Renault Kwid Zen, já tinham valores se aproximando de R$ 70 mil.
Após os descontos do governo e mais um bônus das próprias montadoras, a dupla ficou R$ 10 mil mais barata. Mobi e Kwid passaram de R$ 68.990 para R$ 58.990 dessa forma. Qualquer carro abaixo de R$ 120 mil pôde entrar no programa, podendo ter descontos do governo entre R$ 2 mil e R$ 8 mil de acordo com uma sistema de pontos que leva em consideração o tipo de energia usada (combustão, híbrido ou elétrico), consumo, nível de emissões e porcentagem de conteúdo nacional.
Fonte: JATO Dynamics
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