Estacionar um carro pode ser difícil para muitos, principalmente na hora de fazer uma baliza em uma vaga bem apertada. Isto pior ainda mais em alguns modelos com um diâmetro de giro maior, como picapes e SUVs com sistemas 4x4. A ZF acredita ter a solução para este problema, criando um sistema de suspensão que reduz o diâmetro de giro a ponto que as rodas dianteiras ficam praticamente na horizontal.

A novidade foi apresentada durante o evento Global Technology Day, onde a ZF mostrou uma série de invenções que prometem evoluir a indústria. Um BMW i3 utilizava o chamado Easy Turn Strut Suspension, usando um mecanismo de alavanca que permite girar as rodas em um ângulo máximo de 80 graus, o que reduz o diâmetro de giro em 40%.

Um carro normalmente tem um diâmetro de giro entre 10 e 11 metros. Com esta tecnologia, a distância é reduzida para 6,8 metros em um carro sem esterçamento traseiro, e 5,7 metros para um veículo capaz de girar as rodas traseiras. Isto resolve totalmente os problemas de baliza, pois bastaria posicionar a traseira e mover as rodas dianteiras, sem ficar indo e voltando.

Porém, você só encontrará esta solução em carros elétricos. Isto porque a ZF explica que o sistema não funcionará corretamente caso o veículo tenha um motor a combustão, por ficar no meio do caminho das rodas. O mesmo acontece se tiver um motor elétrico posicionado na frente do automóvel. A ZF diz que poderia colocar a tecnologia no mercado daqui a dois anos e meio.

ACC com Eco Control

A ZF mostrou várias outras novidades intessantes. Um exemplo é um novo software para controle de cruzeiro adaptativo, otimizado para reduz o consumo de energia em 8%, o que traduziria em até 40 km de autonomia. A empresa diz que seria fácil apenas adicionar esta atualização para as funções já existentes no mercado.

Na parte de segurança, a empresa alemã revelou um tensionador ativo para o cinto de segurança, capaz de puxar o cinto ao invés de apenas travar o equipamento, fazendo com que os ocupantes fiquem mais próximo dos bancos, reduzindo o risco de ferimentos. Outra novidade é o novo radar de perímetro, que faz uma leitura a até 250 metros de distância e com um ângulo de 120 graus, além de detectar pedestres, ciclistas e outros veículos, tudo isso sem precisar de câmeras.

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