A Kia está trabalhando seriamente para entrar no segmento de picapes, depois de muito tempo tentando convencer a diretoria da marca a liberar o desenvolvimento de uma caminhonete. A própria empresa confirmou os planos de montar a picape, que aparece em testes novamente na Coreia do Sul, mostrando alguns elementos do design sob os planos.
Desta vez, a picape da Kia, que pode ser batizada como Tasman, foi fotografada pelo pessoal do perfil Shorts Car no Instagram. A unidade avistada ainda usa uma combinação de adesivos e panos pretos para esconder o máximo possível da carroceria. Algumas mídias levantam a possibilidade de que a caminhonete está em um estágio inicial, por usar peças de outros carros, como os faróis e a grade dianteira, vindos diretamente do SUV Mohave.
Outro indicativo de que esta é uma mula inicial é o fato de que a carroceria está fora de proporção, como por exemplo na região das caixas de rodas, com uma abertura enorme, sem o acabamento convencional na região. O para-choque traseiro também parece ser temporário. É provavel que a Kia tenha criado uma mula com peças de outros carros apenas para começar o desenvolvimento, ajustando a plataforma com longarinas que serve de base para o Mohave.
Como ainda é cedo, ainda não existem muitas informações sobre como será a picape. A Kia já disse que fará a caminhonete para entrar no segmento da Toyota Hilux, servindo para trabalho – existem rumores sobre uma segunda picape, esta voltada para o lifestyle e que seria baseada na Hyundai Santa Cruz. Esta vocação para o trabalho faz com que ela seja feita pensando primeiro no mercado asiático e da Oceania, onde o segmento tem muita força, mas não seria estranho vê-la até na América Latina.
Embora o Grupo Hyundai, dono da Kia, esteja se afastando dos motores diesel para os carros de passeio, isto não deve acontecer com a picape, por ainda ser a escolha em muitos mercados por conta da autonomia e do torque. Mas, como está chegando atrasada, a marca sul-coreana deve buscar uma forma de oferecer uma motorização híbrida, já que a Toyota confirmou que mostrará uma Hilux eletrificada no ano que vem e a Ford tem planos para uma Ranger híbrida. Até a nova geração da Mitsubishi L200 Triton deve chegar com uma versão eletrificada.
Enquanto isso, a Kia trabalha em uma outra picape, totalmente elétrica e usando a plataforma e-GMP dos últimos VEs lançados tanto pela Hyundai quanto pela Kia nos últimos anos. Só que terá uma pegada diferente e seria produzida nos Estados Unidos, podendo chegar também à Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens