A reestilização do Volkswagen Golf fará sua estreia oficial em 2024. Como de costume, trará uma mudança visual tanto por dentro quanto por fora. Só que irá um pouco além disso, fazendo uma alteração que irá deixar muitos entusiastas tristes: o câmbio manual deixará de ser oferecido por completo.
É uma consequência das regras de emissões do Euro 7, que determina uma redução nosdióxido de carbono gerado pelos carros com motores a combustão. E, segundo a Volkswagen, o Golf GTI com câmbio manual emite 162 kg/km de CO2, enquanto o automático emite 160 g/km. É uma diferença pequena, mas o suficiente para que afete a cota de emissões da empresa.
Por esse motivo, entre outros, a legislação Euro 7 tem enfrentado críticas significativas das fabricantes. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, chamou os novos padrões de "inúteis" porque eles terão um impacto negativo sobre os preços dos carros e não oferecem nenhum benefício ao cliente ou ao meio ambiente. A Volkswagen também foi crítica, dizendo que interromperia a produção de alguns modelos ou descontinuaria outros, como o Skoda Fabia e o Volkswagen Polo.
De acordo com a revista Autocar, esta decisão afetará todas as versões do Golf, não apenas a GTI. Se isto after mais fabricantes, pode acelerar o fim do câmbio manual, que há não tem um futuro promissor. Os carros elétricos não precisam deles, exceto se a fabricante tiver uma ideia diferente, como a Toyota tem planejado por seu primeiro esportivo elétrico. Outras marcas estão deixando de oferecer o pedal de embreagem em seus esportivos, dizendo que não há procura o suficiente para justificar sua produção.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Análise: Novo VW Golf GTI vem em 2025, mas não para brigar com Civic Type R
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen Golf atual pode seguir em linha por mais 10 anos