O fim do Volkswagen Gol no Brasil, após 42 anos de produção, teve início em novembro do ano passado. Foi quando a marca apresentou a série especial de despedida Last Edition. No entanto, não foram as últimas unidades fabricadas. Após a edição limitada, mais unidades convencionais saíram da linha de produção, que parou apenas em dezembro de 2022.

Um vídeo circulou nas redes sociais naquela época (foto acima). Ele mostrava o fim melancólico do Gol saindo da linha montagem de Taubaté (SP), onde foi fabricado durante toda sua vida. O mais triste é que a unidade final de fato não ficou nem com o museu da Volkswagen, que optou por guardar um dos Gol Last Edition na coleção. O último Gol mesmo acabou sendo comprado por uma locadora, como vinha sendo comum nos últimos dias do hatch da Volkswagen.

Enquanto o VW Gol deixou de aparecer no site da marca ainda em maio de 2023, ainda há uma chance de salvar um pedaço da história automotiva nacional. A Localiza, empresa que adquiriu o último Gol fabricado no Brasil, anunciou que a unidade será leiloada em prol de uma instituição de caridade. A locadora ainda não informou quando o leilão ocorrerá.

Último Volkswagen Gol produzido será leiloado pela Localiza

A última unidade do Volkswagen Gol que foi fabricada no Brasil saiu da linha de montagem de Taubaté em 23 de dezembro de 2022, encerrando os 42 anos de história do hatch por aqui. Ele foi acompanhado pelo mesmo motor 1.0 MPI de três cilindros que já era usado antes e foi pintado num tom de cinza discreto demais para a importância histórica do carro.

“O Gol é, sem dúvida, um dos carros que mais empolgou gerações pelo Brasil. Parte dessa história se mistura com a da Localiza. Ao longo dos anos, compramos, alugamos e vendemos centenas de milhares de Gol. Nos da Localiza, rodamos o equivalente a centenas de voltas na terra. Um carro que moveu tanta gente, merece se despedir movendo a sociedade. Quando conquistamos o último Gol, sabíamos que o destino dele tinha de ser continuar servindo e, por isso, nos juntamos ao Acelerados e à Gerando Falcões para essa despedida icônica”, conta o diretor de marketing da Localiza, Antonio Augusto.

A Gerando Falcões, instituição que será beneficiada pelo último Gol, é uma ONG que lidera inúmeras iniciativas de impulsão social, como o Favela 3D que vem desenvolvendo tecnologias sociais inovadoras e replicáveis para combater a pobreza e promover a dignidade nas comunidades. Para isso, tem atuação multidimensional e conta com apoio das lideranças locais, iniciativa privada e poder público. 

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com