Depois de iniciar operações com os SUVs urbanos e eletrificados da Haval, o grupo GWM caminha para ampliar presença no Brasil com o lançamento de novas marcas. O conglomerado é composto por diversas subdivisões e duas já estão com chegada confirmada por aqui: a linha Poer de picapes e a gama Tank de SUVs de luxo construídos com carroceria sobre chassi.
A estreia acontecerá em 2024 e, desde já, adiantamos detalhes sobre o que a GWM prepara. No caso da marca Tank, a entrada no mercado será realizada com SUV inédito que ainda está em desenvolvimento na China. Em entrevista ao InsideEVs Brasil, Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil, adiantou as primeiras informações sobre o projeto e criou bastante expectativa em torno do modelo.
Segundo Ramos, o utilitário não é conhecido nem mesmo no mercado chinês e não tem relação com os atuais SUVs da marca (Tank 300, Tank 400 e Tank 500). "Nós pegamos carona em um projeto totalmente novo na China, que é um modelo que ainda não foi apresentado. O Brasil terá uma versão específica, bem diferente da chinesa e que será mais top de linha do que será na China", adiantou.
O modelo será construído com carroceria sobre chassi, bem ao estilo raiz do segmento, e compartilhará diversos componentes mecânicos com a picape Poer (que também virá ao Brasil). A produção de ambos será concentrada em Iracemápolis (SP), na fábrica que foi adquirida da Mercedes-Benz. A previsão da empresa é iniciar operações em maio de 2024. Ao longo dos próximos 10 anos, a expectativa é investir R$ 10 bilhões.
Picape Poer
Mecanicamente, já é certo que o inédito SUV será oferecido com conjunto mecânico híbrido. O trem-de-força ainda é desconhecido, mas promete entregar números animadores de consumo e emissões, além de ser um diferencial competitivo importante diante da concorrência. Falando em rivais, os principais nomes a serem enfrentados são Toyota SW4 (líder isolado do segmento de 'SUVs raiz'), Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
No interior, a promessa é ofertar painel tecnológico, luxuoso e "com muitas telas". O modelo, assim como os concorrentes, terá espaço para acomodar até 7 passageiros divididos em três fileiras de assentos.
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