Depois de firmar posição como maior mercado consumidor de carros do mundo e maior produtor global de veículos, a China mais uma vez impressiona ao superar o Japão e se tornar o maior exportador de automóveis do planeta. O feito foi alcançado após sucessivos anos de crescimento e consolida ainda mais o país como protagonista global do setor automotivo.
De acordo com o jornal japonês Nikkei Asia, a China ampliou suas exportações no primeiro trimestre deste ano em 58% na comparação com igual período do ano anterior, atingindo 1,07 milhões de unidades. Enquanto isso, o até então líder Japão enviou para o exterior aproximadamente 950.000 veículos.
Graças aos incentivos concedidos pelo governo, pelo menos 40% das exportações do primeiro trimestre correspondem a modelos eletrificados, o que representa 380.000 unidades. Curiosamente, o maior exportador de veículos EV é a divisão chinesa da Tesla, que tem importantes fábricas no país e enviou para fora 90.000 carros. Na sequência, aparecem empresas nacionais como SAIC Motor, com 50.000 carros, e BYD, com 30.000 veículos.
A Tesla Gigafactory de Xangai produz atualmente 1,25 milhão de carros por ano e, de acordo com a imprensa chinesa, teria solicitado permissão para aumentar a produção para 1,75 milhão de carros.
Os principais destinos de exportação, levando em conta os modelos eletrificados, são Bélgica, Austrália e Tailândia. Já no mercado como um todo, incluindo veículos tradicionais a gasolina, o maior importador do trimestre foi a Rússia, que consumiu 140.000 unidades. As exportações para o país triplicaram desde a guerra, já que fabricantes como Renault, Toyota e Volkswagen deixaram o mercado e abriram espaço para marcas chinesas.
A exportações da China continuaram a subir também durante o segundo trimestre e, nesse ritmo, devem fechar o ano com avanço de 30% em relação ao ano de 2022. No total, o gigante asiático fechará 2023 com cerca de 4 milhões de automóveis de passageiros exportados.
No Brasil, a chegada de veículos chineses acontece principalmente através de fabricantes como BYD, Haval, JAC e Chery (iCar). No entanto, fabricantes ocidentais também vendem por aqui modelos fabricados na China, como o Ford Territory e o Renault Kwid E-Tech.
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