Considerado um dos lançamentos mais importantes da Kia nos últimos anos, a tão falada picape média desenvolvida pela marca para brigar com Toyota Hilux e Ford Ranger aos poucos vai se tornando conhecida. Mulas de testes foram flagradas no final do ano passado e, agora, concessionários da Austrália antecipam mais informações a respeito do projeto, incluindo datas e codinome interno.
Segundo adiantado, a Kia está trabalhando para colocar a inédita picape no mercado australiano em 2025 e deverá apresentá-la oficialmente um pouco antes, em 2024. O país da Oceania será um dos primeiros a receber a caminhonete, tendo em vista a força do segmento por lá, mas mercados da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina também serão atendidos.
Segundo rumores, a picape está sendo pensada para ter atributos suficientes para rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton e companhia. Tanto é que será construída sobre chassi de longarinas, como é tradição no segmento, e oferecida com cabines simples e dupla. A tração poderá ser traseira ou 4x4, dependendo a versão.
Outro destaque ficará por conta da motorização. Nesse ponto, a Kia depositará fortes apostas na adoção de um propulsor diesel (ainda não revelado) capaz de fazer a picape alcançar ampla capacidade de reboque e carga útil. Levando em conta os números do segmento, esperamos 3.500 kg e 1.000 kg, respectivamente. Internamente, o modelo atende pelo codinome TK (Truck Kia).
Detalhes sobre o design são mantidos em sigilo, uma vez que os protótipos flagrados ainda são do tipo mula - ou seja, têm carroceria composta por partes emprestadas de outros carros. No modelo das fotos, por exemplo, elementos como faróis, grade, capô e para-choque vieram do SUV Mohave. Somente com o avançar do projeto, nos próximos meses, é que será possível avistar protótipos com carroceria definitiva.
Até lá, ideia geral de como ficará a caminhonete pode ser vista em projeções, como a renderização de abertura elaborada pelo designer SRK.
A Kia terá ainda outra picape, também já em desenvolvimento, mas com outro tipo de proposta. Será uma caminhonete totalmente elétrica e dedicada, ou seja, não terá versões a combustão e já nascerá inteiramente pensada como EV, desde plataforma, design, soluções internas e acerto dinâmico. Será adotada a base e-GMP, a mesma usada pelos novos elétricos da marca, com produção concentrada nos Estados Unidos.
Fonte: AutoSpy, SRK Designs / YouTube, CarExpert
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman