Versão antecipada desde o lançamento da picape, a Ford Maverick Hybrid teve os preços e detalhes oficiais divulgados pela marca para o mercado brasileiro. A primeira picape híbrida do Brasil desembarca por aqui em configuração única Lariat e o mesmo preço da configuração somente à combustão, a FX4: R$ 244.890. Ela já está disponível para compra nas concessionárias da empresa.
A Maverick Hybrid chega reforçando o plano de eletrificação da Ford no Brasil. Ainda em 2023, a empresa ainda deve lançar os elétricos Mustang Mach-E e da E-Transit. Sob o capô aparece a grande novidade: o sistema de propulsão eletrificado. Ele é composto por um motor Atkinson 2.5 a gasolina e um motor elétrico. Esse conjunto gera uma potência combinada de 194 cv e permite ao veículo rodar 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com uma autonomia declarada de mais de 800 km, de acordo com os números da Ford. O consumo combinado é de 14,6 km/l.
Somente o motor de combustão interna já oferece torque de 21,4 kgfm, sendo acoplado a uma transmissão automática CVT. Ela abriga o motor de tração elétrico e também um gerador. Os dois motores, elétrico e de combustão, trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista.
A Maverick Hybrid já conta com freio regenerativo e assistente de partida em rampas, a grade ativa, sistema Auto Start-Stop e os pneus de alta eficiência, com medidas 225/60 R18. Para garantir a autonomia de 800 km, o tanque de combustível comporta 57 litros. O veículo vem também com cinco modos de condução: Normal, Rebocar, Escorregadio, Eco e Esportivo.
Os dados de desempenho fornecidos pela marca dão conta de que a Ford Maverick Hybrid consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos. A marca diz que a Maverick Hybrid Lariat é cerca de 30% mais econômica no consumo quando comparada com picapes a diesel equivalentes. A picape está chegando com 10 opções de cores da carroceria: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Lyse, Azul Malacara, Cinza Dover, Prata Orvalho, Cinza Torres, Preto Astúrias e Branco Ártico, além da nova Azul Atlas.
Apesar do conjunto de propulsão ser inédito, não alterou muito as medidas da Ford Maverick. Ela tem comprimento de 5.110 mm e altura de 1.733 mm, enquanto a distância entre-eixos é de 3.076 mm. Por dentro, a picape já traz itens como volante revestido de couro com ajustes de altura e profundidade, seletor rotativo de câmbio e o freio de estacionamento.
O compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, ainda está lá, apesar de a Maverick Hybrid fazer uso de um conjunto de baterias de células de íons de lítio com capacidade de 1,1 kWh. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine. Na versão híbrida, a caçamba oferece 943 litros de capacidade e 659 kg de carga útil.
Sua tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg. que ajustam automaticamente a sensibilidade do controle de estabilidade e tração, do acelerador e da direção para otimizar o desempenho e a segurança em cada condição de rodagem.
A Maverick Hybrid é uma picape moderna e completa, com tecnologias avançadas de conveniência e segurança que permitem uma interação altamente intuitiva e facilitam o dia a dia do usuário. Painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto, chave com sensor de presença e botão de partida, abertura da porta por teclado, alarme com imobilizador e ar-condicionado digital dual-zone fazem parte do pacote.
Suas tecnologias de segurança incluem: sete airbags com detecção inteligente de ocupantes, assistente de frenagem com detecção de pedestres e ciclistas, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos, câmera de ré, assistente de partida em rampa, assistente de frenagem pós-colisão e monitoramento de pressão dos pneus.
A Ford já está oferecendo também uma opção de blindagem para a Maverick Hybrid por meio da Leandrini Blindagens, que realiza o serviço preservando a garantia original do veículo. Ela dispõe de duas opções de blindagem, leve e ultraleve, com nível 3-A e vidros AGP B33.
A Ford também oferece uma linha de acessórios para personalização da picape, composta por itens como: capota rígida elétrica e manual, capota marítima, santantônio, estribos, alargador de paralama, entrada de ar do capô e aerofólio da cabine. Além destes, há itens de funcionalidade como sensor de estacionamento, ponteira de engate, suporte para bicicleta, extensor/divisor de caçamba e caixas organizadoras.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Novos Equinox e Duster flagrados no Brasil e mais
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford Maverick Lobo tem suspensão rebaixada de fábrica e até 'modo proibido'
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ford Maverick já tem data para ganhar novo visual e versões inéditas
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Ford atrasará atualizações de Maverick e Bronco Sport: entenda