O Grupo Stellantis tem duas grandes novidades para o segmento de picapes no Brasil que devem estrear ainda em 2023. A primeira a chegar deverá ser a inédita picape nacional da Ram, que será feita em Goiana (PE) junto a Fiat Toro e Jeep Commander, veículos com os quais compartilhará a arquitetura monobloco.
Mas ainda há mais um modelo no forno e, este sim, será uma picape média tradicional com chassi por longarina separado da carroceria. Seu nome confirmado na última semana: Fiat Titano. Sua origem, porém, não tem nada de italiana. Veja agora todos os detalhes que já sabemos a respeito dessa novidade.
Oficialmente, a Fiat havia comentado de lançar a Titano no segundo semestre de 2023. Porém, já há rumores de que esta apresentação ficaria mais para frente, no último trimestre do ano. A ideia aqui seria não dividir as atenções com o lançamento da picape da Ram, que também estreará em 2023 para o mercado brasileiro.
Ainda sem ter sido lançada, a picape tem apenas algumas expectativas de valores considerando que ela não deverá nem ser mais barata que a Fiat Toro atual, nem tão cara quanto a nova picape da Ram. O objetivo seria encontrar seu nicho próprio, sem interferir nas vendas de suas primas. Atualmente, a Fiat Toro mais cara com motor turbodiesel sai por R$ 226.890.
Modelos equivalentes à Titano com cabine dupla, motor a diesel e câmbio automático, como Chevrolet S10 ou Toyota Hilux em suas configurações intermediárias, têm valores entre cerca de R$ 230 mil e R$ 320 mil. Então é mais seguro esperar que a nova Fiat Titano 2024 tenha preços ao redor de R$ 250 mil.
Apesar de a nova picape média ser lançada como um produto Fiat, sua origem é literalmente do outro lado do mundo. A picape que deu origem à Titano nasceu na China como Kaicheng F70. Ela foi fruto de um desenvolvimento que envolveu as marcas Changan e a Peugeot. Tanto que, em alguns países da América Latina, a picape é oferecida Landtrek.
Os primeiros flagras da Fiat Titano mostravam unidades da Peugeot Landtrek com emblemas disfarçados. Sob a marca francesa, a produção para a América Latina é feita no Uruguai. Após alguns rumores, a Stellantis bateu o martelo e deixou a picape média para a Fiat. Pode ser feito um argumento de que a rede de lojas da marca italiana é maior que o da Peugeot e também que a Fiat já está inserida no ramo de picapes com a Strada e a Toro.
Ainda não foi divulgado se a Fiat Titano também será montada no Uruguai como a Peugeot Landtrek ou se pode ser produzida na Argentina em algum momento, para ganhar volume. A fabricante tem planos para o Projeto KP1, uma futura picape média que seria feita no país vizinho, mas que não seria exatamente a Landtrek/Titano.
Changan Kaicheng F70
A Fiat ainda não divulgou nenhum dado técnico oficial sobre a Titano. No entanto, os números não ficarão muito diferentes dos encontrados na Peugeot Landtrek. A picape média provavelmente terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos.
A Peugeot Landtrek que já é comercializada em países vizinhos ao Brasil conta com um motor 1.9 turbo diesel. Ele pode entregar uma potência que varia entre 150 cv e 190 cv a depender da configuração e do país. No entanto, ele colocaria a Fiat Titano em posição de desvantagem no mercado brasileiro, já que as rivais são mais potentes.
O que se especula para a Fiat Titano 2024 é que a picape média herde um propulsor 2.2 turbodiesel que já é utilizado no Brasil pela Fiat Ducato. O motor receberá novo ajuste e deverá entregar 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. A transmissão deverá ser sempre automática de 6 velocidades, com opção de tração 4x4 com reduzida.
De acordo com a marca, o batismo Titano (inédito no portfólio da empresa) foi inspirado nas entidades da mitologia grega, dos quais nasceram deuses gregos como Zeus, Poseidon e Hades (Cronos, nome usado pelo sedã da Fiat, era um dos titãs). Além disso, faz referência ao metal titânio (um dos mais resistentes usados pela indústria) e passa sensação de força e durabilidade.
As primeiras imagens reveladas pela Fiat também mostraram a silhueta da picape e confirmam a presença de rack de teto e santo-antônio. Na traseira, a tampa da caçamba terá o logotipo da Fiat cromado e a sigla “Titano” em destaque no centro. A carroceria do modelo apresentado é pintada em um chamativo tom de vermelho, que certamente será a cor do lançamento.
Entre os itens de série, considerando flagras anteriores, podemos esperar que a Fiat Titano 2024 receberá itens como santantonio em algumas das versões mais completas. As mais acessíveis devem abrir mão dos apliques cromados nos acabamentos. Para o motorista, ficarão a disposição uma central multimídia com tela grande e horizontal, nos moldes do Peugeot 208. Por último, algumas unidades flagradas contam com sistema de câmeras com visão 360 graus.
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