Citroën C3X: sedã aventureiro será produzido no Brasil em 2024
Terceiro modelo da nova linha da marca apostará em uma fórmula diferente para enfrentar Onix Plus, HB20S e Virtus
A linha nacional da Citroën vai crescendo aos poucos, após um tempo contando somente com o C4 Cactus. O projeto C-Cubed prevê três carros, desenvolvidos em parceria com a Índia e dois deles já são conhecidos: o hatch C3, que está sendo vendido desde 2022; e o SUV C3 Aircross, a ser lançado ainda este ano. O terceiro modelo, segundo novas informações, será um sedã com pegada aventureira cahamdo C3X, que fará sua estreia em 2024.
O site Autocar India apurou que o Citroën C3X é conehcido internamente pelo código CC22. Como foi com C3 e C3 Aircross, o carro inédito será construído com a plataforma modular CMP, com produção em Porto Real (RJ). Assumirá a forma de um sedã com ares de crossover, em uma maneira de diferenciá-lo dentro do segmento com uma proposta diferente e uma altura em relação ao solo próxima de um SUV compacto.
Esta ideia de um sedã aventureiro não é bem inédita, até mesmo no Brasil. A Renault tentou algo semelhante com o Logan Stepway, que chegou ao mercado brasileiro somente como a versão com câmbio CVT, mas que não durou muito tempo nas lojas. Como terá uma traseira de fastback inspirada no C4X europeu, até terá uma cara de SUV-cupê, mas não tanto quanto o Fiat Fastback, por exemplo.
O Autocar India diz que o design deve ser mais próximo do C3 Aircross do que do C3 hatch. Para passar a sensação de ser mais robusto, contará com plástico preto nas laterais e rodas largas. Seu comprimento deve ficar por volta dos 4,4 metros de comprimento, com um entre-eixos semelhante ao do C3 Aircross, de 2,67 metros. Como comparação, o Volkswagen Virtus, um dos maiores do segmento, tem 4,56 m de comprimento e um entre-eixos de 2,65 m.
O Citroën C4 vendido na Europa será uma inspiração para o C3X
A Citroën estaria trabalhando para ter um alto índice de nacionalização para reduzir os custos de produção, compartilhando muitas peças com o C3 e C3 Aircross. Assim, deve repetir algumas partes como o interior e alguns equipamentos em comum com o SUV, como o painel de instrumentos digital, uma central multimídia de 10 polegadas e mais.
Deverá ser posicionado mais próximo do C3 Aircross do que do C3, usando os mesmos motores. Assim, deve ser produzido com o 1.6 aspirado de quatro cilindros, entregando 120 cv; e com o 1.0 turbo de três cilindros da Fiat, de 130 cv. Assim como foi com os outros dois carros do projeto C-Cubed, ainda deve estrear uma versão elétrica para o mercado indiano.
A promessa da Citroën era lançar um carro por ano até 2024, então o C3X chegaria às lojas no ano que vem. Considerando os últimos lançamentos, a fabricante francesa deve apresentar o carro no 1º semestre, iniciando as vendas no 2º semestre.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Autocar India
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: C4 Cactus sai de linha para Citroën focar em Aircross e Basalt
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Citroën oferece C3 e Aircross com até R$ 18.400 de desconto
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê