A Toyota promete uma movimentação nos próximos anos. Primeiro, seu SUV compacto será produzido no Brasil para concorrer com Hyundai Creta e Honda HR-V com o diferencial de ser híbrido. Mais tarde, a nova geração da picape Hilux também colocará um conjunto híbrido na linha como diferencial na briga das médias. Os novos Toyota Yaris Cross e Tacoma nos adiantam bastante do que teremos por aqui.
No Brasil, é esperado o anúncio de novas regras para reduzir o preço dos veículos e aumentar a possibilidade de compra. Ao mesmo tempo, a Petrobrás anunciou a redução dos valores de gasolina e diesel com uma nova forma de compor os preços para distribuidoras. No Paraná, a Renault já faz as unidades pré-série de seu SUV, enquanto o VW Gol se despediu de vez do mercado brasileiro.
Nos Estados Unidos, a Toyota apresentou a nova geração da Tacoma. A picape média é irmã da Hilux e nos adianta diversos detalhes de como será a próxima geração da nossa picape, com nova plataforma, visual mais moderno e a motorização híbrida. Concorrente de Ford Ranger nos EUA, tem estilo mais atual e inclusive versão com câmbio manual.
A Toyota já anunciou um investimento em Sorocaba (SP) para a produção de um novo modelo compacto híbrido. E o Yaris Cross é esse modelo, um SUV compacto com estilo de Rav4 e porte de Hyundai Creta e Honda HR-V, com diferencial da motorização híbrida em pelo menos uma parte de suas versões. Para nós, deverá ser apresentado em 2024.
Em 25 de maio é esperado que o governo federal anuncie novos incentivos para a indústria automotiva. A volta do tão falado "carro popular" poderá ser com mudanças fiscais para diversos setores, mas sem prejudicar o conteúdo, principalmente segurança, dos modelos mais baratos do mercado.
Um dos lançamentos mais importante da Renault no Brasil nos últimos anos, o SUV que concorrerá com Fiat Pulse está praticamente pronto. A planta de São José dos Pinhais (PR) já monta as unidades pré-série para avaliação de processos e, pelo andar, o conheceremos ainda este ano. É um modelo que promete bastante, inclusive com novo motor 1.0 turbo.
A Petrobras anunciou mudanças na composição do preço da gasolina e diesel para distribuidoras. Ao depender menos da cotação exterior, será possível reduzir o preço na faixa dos R$ 0,40 por litro, que deverá ser repassado aos consumidores em poucos dias.
Depois de 43 anos, o VW Gol se despede de vez. Com o fim dos estoques, o hatch some do site da montadora e deixa o espaço totalmente aberto ao Polo Track, novo modelo mais barato da empresa. Curiosamente, seu fim acontece no mesmo mês em que foi lançado em 1980.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Marcello Gandini, lendário designer da Lamborghini, morre as 85 anos