A Toyota promete uma movimentação nos próximos anos. Primeiro, seu SUV compacto será produzido no Brasil para concorrer com Hyundai Creta e Honda HR-V com o diferencial de ser híbrido. Mais tarde, a nova geração da picape Hilux também colocará um conjunto híbrido na linha como diferencial na briga das médias. Os novos Toyota Yaris Cross e Tacoma nos adiantam bastante do que teremos por aqui.
No Brasil, é esperado o anúncio de novas regras para reduzir o preço dos veículos e aumentar a possibilidade de compra. Ao mesmo tempo, a Petrobrás anunciou a redução dos valores de gasolina e diesel com uma nova forma de compor os preços para distribuidoras. No Paraná, a Renault já faz as unidades pré-série de seu SUV, enquanto o VW Gol se despediu de vez do mercado brasileiro.
Nos Estados Unidos, a Toyota apresentou a nova geração da Tacoma. A picape média é irmã da Hilux e nos adianta diversos detalhes de como será a próxima geração da nossa picape, com nova plataforma, visual mais moderno e a motorização híbrida. Concorrente de Ford Ranger nos EUA, tem estilo mais atual e inclusive versão com câmbio manual.
A Toyota já anunciou um investimento em Sorocaba (SP) para a produção de um novo modelo compacto híbrido. E o Yaris Cross é esse modelo, um SUV compacto com estilo de Rav4 e porte de Hyundai Creta e Honda HR-V, com diferencial da motorização híbrida em pelo menos uma parte de suas versões. Para nós, deverá ser apresentado em 2024.
Em 25 de maio é esperado que o governo federal anuncie novos incentivos para a indústria automotiva. A volta do tão falado "carro popular" poderá ser com mudanças fiscais para diversos setores, mas sem prejudicar o conteúdo, principalmente segurança, dos modelos mais baratos do mercado.
Um dos lançamentos mais importante da Renault no Brasil nos últimos anos, o SUV que concorrerá com Fiat Pulse está praticamente pronto. A planta de São José dos Pinhais (PR) já monta as unidades pré-série para avaliação de processos e, pelo andar, o conheceremos ainda este ano. É um modelo que promete bastante, inclusive com novo motor 1.0 turbo.
A Petrobras anunciou mudanças na composição do preço da gasolina e diesel para distribuidoras. Ao depender menos da cotação exterior, será possível reduzir o preço na faixa dos R$ 0,40 por litro, que deverá ser repassado aos consumidores em poucos dias.
Depois de 43 anos, o VW Gol se despede de vez. Com o fim dos estoques, o hatch some do site da montadora e deixa o espaço totalmente aberto ao Polo Track, novo modelo mais barato da empresa. Curiosamente, seu fim acontece no mesmo mês em que foi lançado em 1980.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Uma visita guiada ao Carde, museu de automóveis e arte em Campos do Jordão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Semana Motor1.com: Flagras do Onix e Taos, Ioniq 5 e mais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
"Um Golf será sempre um Golf, agora ou daqui a 20 anos", diz designer
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores