Elétrico Rimac Nevera bate recorde e faz 0 a 100 km/h em 1,81 segundos

Esportivo ainda registrou mais 22 recordes no mesmo dia

Rimac Nevera bate 23 recordes no Automotive Testing Papenburg, na Alemanha Rimac Nevera bate 23 recordes no Automotive Testing Papenburg, na Alemanha

O Rimac Nevera segue quebrando recordes e, desta vez, o hipercarro elétrico teve um dia histórica em uma pista de testes na Alemanha. A fabricante foi capaz de quebrar 23 recordes no mesmo dia, aproveitando ao máximo a reta de 4 quilômetros. Para fazer as medições, a Rimac chamou representantes da Dewesoft e RaceLogic, fazendo verificações independentes dos tempos registrados e confirmando que o carro é mais rápido do que o anunciado.

Utilizando pneus Michelin Cup 2 R para uso nas ruas, o Nevera conseguiu chegar a 96 km/h  em apenas 1,74 segundos, superando os 1,85 s que a Rimac delcarava. Mesmo o 0 a 100 km/h registrou um tempo impressionante, de 1,81 segundos. Porém, temos que mencionar que a aceleração não foi feita com o veículo parado, utilizando uma partida em movimento. A marca croata diz que isso foi necessário porque o asfalto não foi preparado especialmente para o teste.

Como sugerido anteriormente por Mate Rimac, CEO da fabricante, nas redes sociais, o Nevera estabeleceu um novo recorde mundial de carro de produção mais rápido a acelerar de 0 a 400 km/h e parar completamente. Precisou de 29,94 segundos para fazer toda esta movimentação, enquanto o Koenigsegg Regera registrou um tempo de 31,49 s no teste realizado em 2019 na Suécia.

O Nevera é equipado com quatro motores, cada um em uma das rodas. Combinados, entregam uma potência total de 1.900 cv e um torque de 240,6 kgfm. A entrega da força é controlada por uma caixa de transmissão de marcha única. A Rimac conseguiu manter o peso em 2.300 kg, um feito interessante considerando que o hipercarro conta com um conjunto de baterias de 120 kWh, para que tenha uma autonomia de 490 km.

Além dos recordes, o Nevera ganhou uma pintura especial para o evento, que é uma referência ao BMW e-M3 de Mate Rimac, uma modificação feita pelo executivo sobre seu Série 3 1984 e que tem 600 cv – chegou até a fazer alguns recordes em 2012. Depois de 11 anos, o fundador da fabricante está feliz em dizer que o seu novo carro chega a 400 km/h e freia até parar mais rapidamente do que um McLaren F1 chega a 350 km/h.

Testes Racelogic (segundos) Dewesoft (segundos)
0-60 mi/h 1.74 1.74
0-100 km/h 1.82 1.81
0-200 km/h 4.42 4.42
0-300 km/h 9.23 9.22
0-400 km/h 21.32 21.31
100-200 km/h 2.59 2.59
200-300 km/h 4.81 4.79
200-250 km/h 2.00 2.00
0-100-0 km/h 4.03 3.99
0-200-0 km/h 8.85 8.86
0-300-0 km/h 15.68 15.70
0-400-0 km/h 29.94 29.93
1/4 de milha 8.26 8.25
1/8 de milha 5.46 5.44
1/2 milha 12.82 12.83
1 milha 20.62 20.59
0-100 mi/h 3.23 3.21
0-120 mi/h 4.19 4.19
0-130 mi/h 4.74 4.75
0-250 mi/h 21.89 21.86
60-130 mi/h 2.99 2.99
0-200 mi/h 10.86 10.86

Além dos 22 recordes mencionados na tabela acima, o Rimac Nevera também registrou mais um recorde de frenagem, indo de 100 a 0 km/h em 29,12 metros, como medido pela RaceLogic ou 28,96 m como verificado pela Dewesoft.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com